Mais da metade das rodovias catarinenses não têm condições ideais de tráfego, aponta pesquisa da CNT

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Mais da metade das rodovias catarinenses não têm condições ideais de tráfego, aponta pesquisa da CNT

Florianópolis, 7.11.07 – Quase 70% dos trechos das rodovias catarinenses não apresentam condições de tráfego. É o que aponta a Pesquisa Rodoviária CNT 2007, divulgada hoje pelo presidente da Entidade, Clésio Andrade. Dos 2.835 quilômetros de estradas pesquisados, o estado geral é 45,7% estão em situação regular; 15,1% ruim e 7,1% péssima. Apesar desse quadro pouco animador, melhorou em relação ao ano passado quando 82% estavam nessa situação. Em 2007 apenas 8,6% estão em ótima situação e 23,4% em boas condições. No ranking geral do Brasil, o trecho Curitiba Porto Alegre, que inclui a BR-101 ficou em 25º lugar, o melhor entre os trechos catarinenses. Esse foi avaliado como bom. O pior de todos continua sendo, como no ano passado, a BR-282, entre Florianópolis e Lages que foi classificada como regular pelos pesquisadores e ficou em 81º. lugar ou seja em 28º lugar entre as piores. Melhor do que no ano passado que ficou entre as 10 piores do Brasil. Os trechos entre Ponta Grossa e São MIguel do Oeste ocupam a 71º e também regular. A estrada entre Carazinho e a BR-282 em Santa Catarina ficou com 60º lugar. O trecho catarinense entre São Miguel do Oeste e Itajai – rodovias BR-163, BR-282, BR-470, está em situação regular e com 59ª posição. As BR-153, BR-285, BR-290, BR-472, BR-476, RS-135, SC-465 que ligam Curitiba PR – Barra do Quaraí RS, são regulares e estão no 51º lugar, de acordo com a pesquisa. E por fim entre Jaguarão RS – Curitiba PR – trechos das BR-116, BR-293, foi considerado bom no geral com a 34º posição. Mas na avaliação específica da BR-116 em Santa Catarina, com 208 quilômetros, tanto o estado geral, como pavimento, sinalização e geometria estão em situação regular. Outro dado que chama atenção é que do total avaliado, 1.489 quilômetros em trechos situados em terreno ondulado ou montanhoso não possuem a 3ª faixa. Também não existe uma terceira pista em 600 quilômetros em terreno plano.

Durante 40 dias, 15 equipes da CNT analisaram o estado geral das rodovias com base nos critérios de qualidade do pavimento, sinalização (horizontal e vertical) e de geometria da via.O estudo também pesquisou a existência de infra-estrutura de apoio rodoviário, como praças de pedágios, borracharias, balanças, postos da Polícia Rodoviária, entre outros itens.

Resultado da avaliação em Santa Catarina em 2007

Estado Extensão Avaliada

Geral Km %

Ótimo 245 8,6

Bom 663 23,4

Regular 1297 45,7

Ruim 428 15,1

Péssimo 202 7,1

Total 2835 100,0

Extensão Avaliada

Sinalização

Km %

Ótimo 741 26,0

Bom 577 20,4

Regular 1031 36,4

Ruim 269 9,5

Péssimo 217 7,7

Total 2835 100,0

Extensão Avaliada

Pavimento

Km %

Ótimo 1277 45,0

Bom 292 10,3

Regular 1066 37,6

Ruim 170 6,0

Péssimo 30 1,1

Total 2835 100,0

Geometria Extensão Avaliada

da Via Km %

Ótimo 156 5,5

Bom 415 14,6

Regular 631 22,3

Ruim 663 23,4

Péssimo 970 34,2

Total 2835 100,0

Rodovia Extensão

Pesquisada – Km – Estado Geral – Pavimento – Sinalização – Geometria

BR-101 460 Bom Ótimo Bom Bom

BR-116 208 Regular Regular Regular Regular

BR-153 122 Regular Regular Regular Ruim

BR-158 38 Bom Ótimo Ótimo Regular

BR-163 108 Regular Regular Bom Péssimo

BR-280 224 Regular Bom Bom Péssimo

BR-282 640 Regular Bom Regular Ruim

BR-283 27 Regular Bom Regular Ruim

BR-386 12 Regular Regular Bom Péssimo

BR-470 359 Regular Ótimo Regular Regular

BR-475 5 Bom Ótimo Regular Bom

BR-477 10 Regular Regular Regular Ruim

SC-280/BR-280 76 Ruim Regular Regular Péssimo

SC-283/BR-283 159 Ruim Regular Regular Péssimo

SC-285/BR-285 22 Regular Regular Regular Ruim

SC-303 98 Ruim Regular Ruim Péssimo

SC-436 5 Ótimo Ótimo Ótimo Bom

SC-448/BR-285 16 Bom Ótimo Regular Bom

SC-451 62 Regular Regular Bom Ruim

SC-473 90 Ruim Regular Regular Péssimo

SC-477/BR-477 34 Péssimo Regular Péssimo Péssimo

SC-480/BR-480 92 Ruim Regular Ruim Péssimo

SC-486/BR-486 31 Regular Ótimo Regular Regular

Resultados Totais:

Santa Catarina em 2006

Extensão Avaliada

Geral Km %

Ótimo 165 5,9

Bom 342 12,2

Regular 1366 48,6

Ruim 652 23,2

Péssimo 288 10,2

TOTAL 2813 100,0

Extensão Avaliada

Sinalização

Km %

Ótimo 377 13,4

Bom 364 12,9

Regular 1348 47,9

Ruim 590 21

Péssimo 134 4,8

TOTAL 2813 100,0

Extensão Avaliada

Pavimento

Km %

Ótimo 830 29,5

Bom 410 14,6

Regular 1256 44,6

Ruim 267 9,5

Péssimo 50 1,8

TOTAL 2813 100,0
Geometria Extensão Avaliada
da Via Km %

Ótimo 57 2
Bom 347 12,3
Regular 689 24,5
Ruim 543 19,3
Péssimo 1177 41,8
TOTAL 2813 100,0

TRECHOS EM SANTA CATARINA

Pesquisada – Km – Estado Geral – Pavimento – Sinalização – Geometria
BR-101 465 Bom Bom Regular Regular
BR-116 310 Regular Regular Regular Regular
BR-153 60 Regular Bom Regular Ruim
BR-158 105 Regular Regular Regular Ruim
BR-163 58 Péssimo Ruim Ruim Péssimo
BR-280 232 Regular Regular Regular Ruim
BR-282 567 Regular Regular Regular Péssimo
BR-283 30 Regular Bom Regular Regular
BR-285 13 Ótimo Ótimo Ótimo Bom
BR-376 10 Ótimo Ótimo Ótimo Bom
BR-470 360 Regular Bom Regular Ruim
BR-475 67 Regular Regular Regular Péssimo
BR-477 10 Regular Regular Ótimo Regular
BR-480 30 Regular Bom Ruim Regular
BR-486 30 Regular Ótimo Regular Regular
SC-280/BR-280 78 Ruim Regular Regular Péssimo
SC-283/BR-283 150 Ruim Regular Regular Péssimo
SC-285/BR-285 21 Regular Regular Regular Ruim
SC-303 93 Regular Regular Regular Péssimo
SC-436 6 Ótimo Ótimo Ótimo Bom
SC-448/BR-285 16 Bom Ótimo Bom Bom
SC-451 62 Regular Regular Regular Péssimo
SC-461 11 Ruim Regular Regular Péssimo
SC-473 90 Ruim Regular Regular Péssimo
SC-477/BR-477 41 Ruim Regular Ruim Péssimo
SC-480/BR-480 90 Ruim Regular Ruim Péssimo
Fonte: juraci perboni/imprensa Fetrancesc

Brasil tem 64.699 km de rodovias com problemas

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou hoje (7 de novembro), em sua sede em Brasília, a Pesquisa Rodoviária CNT 2007, que avaliou 87.592 km de rodovias no País, sendo toda a malha rodoviária federal pavimentada, as principais rodovias estaduais e sob concessão.
O estudo constatou que 74,20% (43.661 km) das rodovias sob administração federal apresentaram algum problema no pavimento, sinalização (horizontal ou vertical) ou de geometria da via. Com a inclusão das rodovias estaduais e da malha sob concessão avaliadas, esse índice cai para 73,9% (64.699 km).
Durante 40 dias, 15 equipes da CNT analisaram o estado geral das rodovias com base nos critérios de qualidade do pavimento, sinalização (horizontal e vertical) e de geometria da via.
O estudo também pesquisou a existência de infra-estrutura de apoio rodoviário, como praças de pedágios, borracharias, balanças, postos da Polícia Rodoviária, entre outros itens.
Da extensão total pesquisada, tem-se que 26,1% (22.893 km) foram avaliadas positivamente, contra 73,9% (64.699 km) apresentando algum tipo de deficiência. Da malha pesquisada em 2007, 10,5% (9.211 km) obtiveram classificação Ótimo; 15,6% (13.682 km) Bom; 40,8% (35.710 km) Regular; 22,1% (19.397 km) Ruim e 11,0% (9.592 km) Péssimo.
Foram avaliados na região Norte 9.015 km, no Sul 15.469 km, no Sudeste 25.066 km, no Nordeste 24.785 km e no Centro-Oeste 13.257 km.
A Pesquisa Rodoviária CNT é o levantamento mais atualizado, completo e detalhado sobre as reais condições das rodovias brasileiras.
?O transporte brasileiro, além de sofrer as conseqüências da péssima malha rodoviária, sofre, também, com a má qualidade do óleo diesel produzido pela Petrobras. Nossa posição mostra que a sociedade precisa estar atenta a isso, e buscar soluções para esse problema?, concluiu o presidente da CNT, Clésio Andrade.

A Pesquisa Rodoviária CNT 2007 revela que:
– 54,5% da malha rodoviária analisada estão com o pavimento em estado Regular, Ruim ou Péssimo, totalizando 47.777 km.
– 65,4% da extensão pesquisada têm sinalização com problemas (57.253 km).
– 8,5% possuem placas total ou parcialmente cobertas por mato (7.462 km).
– 39,0% da extensão avaliada têm placas com a legibilidade deteriorada (31.880 km).
– 37,5% não possuem placas de limite de velocidade (32.815 km).
– 42,5% da extensão analisada não têm acostamento (37.259 km).
A Pesquisa Rodoviária 2007 aponta os melhores e os piores corredores rodoviários do país.
Confira a íntegra da Pesquisa Rodoviária CNT 2007 no www.cnt.org.br
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNT

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