BrasÃlia, 27.4.06 – Um projeto que indicará as prioridades para o setor de transportes modais está sendo elaborado pelo Ministério dos Transportes desde fevereiro de 2006 e deverá ser concluÃdo até dezembro deste ano.
O Plano Nacional de LogÃstica de Transportes servirá como referência para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, segundo afirmou ontem o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
Segundo o secretário de PolÃticas Nacionais de Transportes do ministério, José Augusto Fonseca Valente, o estudo envolve a simulação do fluxo de cargas e passageiros ligado ao processo de integração nacional e sul-americana nos próximos anos. Serão analisadas as evoluções do comércio de todas as áreas de produção do paÃs, destinadas tanto para o mercado interno como para externo.
“O Plano Nacional de LogÃstica de Transportes orientará o governo federal, a iniciativa privada e os governos estaduais para os investimentos em infra-estrutura de transportes”, afirmou Valente.
Para garantir que o plano não será “burocrático”, o secretário disse que a elaboração terá a participação dos atores que interferem no processo: produtores, transportadores, usuários de diversos modais, secretários dos estados. “Teremos um diagnóstico da situação atual. Saberemos que investimentos vamos precisar para daqui oito anos e começaremos a discutir o que teria que ter sido feito antes”, afirmou.
De acordo com o ministro dos Transportes, há mais de uma década o Brasil não dispõe de um plano de transporte e logÃstica. “Quais investimentos e projetos são importantes, em que medidas esses projetos podem estar relacionados, qual o horizonte de tempo ideal para sua execução. Tudo isso vai estar no plano que organiza esse tipo de avaliação e definirá com toda clareza o que precisa ser feito para que a área funcione como um fator de estÃmulo e apoio à atividade produtiva e para o crescimento e desenvolvimento do paÃs”.
No próximo dia 16, o ministério fará um workshop na sede do órgão, em BrasÃlia, com a presença dos produtores, transportadores, usuários de diversos modais, secretários dos estados, para apresentar o projeto e pedir sua colaboração. Outros eventos semelhantes devem ser realizados no decorrer do ano.
Agencia Brasil