O peso por eixo é que identifica melhor o excesso de carga dos veículos e o prejuízo ao asfalto, diz especialista

  1. Início
  2. Notícias
  3. O peso por eixo é que identifica melhor o excesso de carga dos veículos e o prejuízo ao asfalto, diz especialista

O peso por eixo é que identifica melhor o excesso de carga dos veículos e o prejuízo ao asfalto, diz especialista

Joinville, 22.8.07 – A pesagem dos veículos dos veículos de carga deverá sofrer mudanças dentro de alguns meses. Há pressão de alguns setores, entre eles as concessionárias de rodovias, para que a pesagem seja feita por eixo e não somente pelo Peso Bruto Total (PBT) OU o Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O DNIT de Santa Catarina já vai fazer um primeiro teste nesse sentido, que deve ocorrer ainda em setembro na BR-101. O Departamento vai fazer a pesagem com a balança dinâmica, que pesa o veículo quando ele passa na pista e é eixo por eixo.
Diferente do modelo de pesagem que existe atualmente no Brasil. Uma dos argumentos para essa mudança é o pouco tempo de vida útil do asfalto, decorrente do excesso de peso das cargas. E o Denatran também já elabora o estudo para mudar a legislação de pesos e medidas dos veículos. A confirmação foi dado pelo presidente do órgão Alfredo Peres, durante o 8° Congresso nacional Intermodal de Transportadores de Carga ? ABTC 2007, em Joinville, entre os dias 8 e 10 de agosto. Na ocasião, o coordenador técnica da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, engenheiro Gil Firmino fez uma palestra para explicar a diferença entre pesar um veículo pelo PBT ou PBTC e o Peso por eixo.
Para ele o principal problema é quando se pesa o veículo pelo PBTC ou PBT, o veículo pode estar dentro do limite. Mas se o Brasil tivesse as balanças dinâmicas e fizesse o peso por eixo desse mesmo caminhão, poderia detectar que um ou mais eixos podem estar com excesso de carga. E é esse o que a ABCR quer combater, pois, diz Firmino, pois teste da durabilidade do asfalto é feito por eixo quando toca o asfalto e não pelo peso total do veículo. Então, quando o eixo está com sobrecarga, é ele que destrói o asfalto e que nem é notado na pesagem pelo peso total ou total combinado. A legislação brasileira já prevê os dois tipos de peso, mas não é realizado o peso por balanças dinâmicas. No entanto, as autoridade de trânsito, alegam que o problema maior é o controle de peso pela falta de estrutura – balanças de pesagem e o fato de muitos embarcadores carregarem acima do peso usando a tolerância de 5% do veículo pesado num todo ou de 7,5% na pesagem por eixo, como se fossem a capacidade normal do veículo.

Balança Dinâmica:
Balança rodoviária dinâmica digital é a mais recente tecnologia para a pesagem dos veículos. Faz a pesagem dinâmica com os veículos em movimento, o que é possível saber quanto cada eixo carrega com segurança.
Mais informações sobre pesos e medidas ? www.fetrancesc.com.br link juridico
Fonte: Imprensa:Fetrancesc

Compartilhe este post