São Paulo, 13.6.06 – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve ontem na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) expondo ao empresariado como o governo pretende elaborar o Plano Nacional de LogÃstica de Transporte (PNLT). “Esse plano vai ser um instrumento balizador através do qual será possÃvel identificar as prioridades do setor, os projetos que se relacionam entre si e os custos dos projetos que o paÃs requer”, disse o ministro, após reunião a portas fechadas com os empresários.
Segundo Passos, ainda não é possÃvel indicar o volume de recursos necessários aos investimentos, pois o plano, que começou a ser formulado em fevereiro deste ano, ainda está em fase de modelagem e de projeção de demandas. “Daqui no máximo 60 dias toda essa modelagem deve estar concluÃda, e o prazo para a finalização desse estudo é o dia 19 de dezembro de 2006.” O trabalho de pesquisa está sendo realizado pela Universidade de São Paulo (USP).
Questionado sobre se seria incoerente o governo lançar um plano logÃstico no fim do mandato, Passos argumentou que o que está sendo projetado é mais do que um plano de governo, pois ele orientará a elaboração do Plano Plurianual 2008/2011, que deverá ser organizado no primeiro semestre de 2007. “Após 20 anos sem um plano nacional, vamos ter um estruturado”, defendeu o ministro.
Saturnino Sérgio da Silva, diretor do Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) da Fiesp, aprova a iniciativa. “É um plano de Estado, vamos nos envolver para que ele não fique apenas no papel”.
Fonte: Valor Econômico