São Paulo, 29.5.07 – O balanceamento de pneus já é uma rotina na vida de todo caminhoneiro ou profissional do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros. No entanto, ainda é comum no mercado uma dúvida relativa à melhor forma de realizar este procedimento fundamental para aumentar a vida útil de um pneu de carga, segundo o Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Firestone, José Carlos Quadrelli, que responde à s principais perguntas sobre este tema.
Pergunta: Quais são os tipos de balanceamento para um pneu de carga?
Quadrelli – Existem duas maneiras comuns de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento “estático” pode ser feito com imóvel. O balanceamento “dinâmico”, que requer que esteja em rotação, é uma melhoria técnica estática. Mas os dois tipos algumas vezes diminuem o desgaste do pneu.
Pergunta: Por que é preciso balancear os pneus ?
Quadrelli – Não se balanceia “pneus”, mas sim o pneu e a roda, já que virtualmente todos os métodos de balanceamento trabalham com pneus montados.
Se fosse prático, toda a extremidade seria balanceada, incluindo o cubo da roda, cilindro do freio e eixo. Mas este procedimento nem sempre é possÃvel ou funcional. Um balanceamento pode causar vibração, gerando desgaste no pneu. Daà a necessidade de balanceamento.
Pergunta: O que coloca coisas fora de balanceamento?
Quadrelli – O pneu perfeitamente uniforme a roda, o eixo, o cubo ou o cilindro de freio. Variações de peso podem ocorrer dentro de um componente. Uma parte de uma roda ou pneu pode ser mais pesada que outra. A base de uma válvula pode desequilibrar um bem balanceado. Cada parte de uma extremidade de roda pode contribuir para uma condição de “desbalanceamento”.
Pergunta: Por que isso é um problema?
Quadrelli – Girar um objeto balanceado resulta numa força criada pelo desequilÃbrio, que gira também. Com isso o pneu pode “bambolear”, vibrar ou pular, comprometendo muito a dirigibilidade, capacidade de frenagem e provocando desgaste irregular no pneu.
Pergunta: O que é balanceamento “estático”?
Quadrelli – Se fosse possÃvel esmagar um pneu e roda em um disco plano, e então colocar aquele disco plano em um ponto no centro (figura 1), você poderia adicionar pesos até o disco parecer estar “balanceado” (figura 2). Não se pode fazer isso de fato, mas esta é a idéia por trás do balanceamento estático.
Pergunta: O que acontece se o balanceamento estático estiver fora?
Quadrelli – DesequilÃbrio estático aparece com caracterÃsticas de “saltos”, ou movimento para cima e para baixo, causando “desgaste diagonal”, e em alguns casos, sérias perturbações no trajeto.
Pergunta: Esta falha pode ser corrigida pelo balanceamento estático?
Quadrelli – Sim. Porém, tratar uma extremidade de roda como se fosse um disco plano pode simplificar demais a situação. Verifique o exemplo anterior, agora utilizando um método mais acurado. Imagine que cada metade da montagem é representada por um disco separado (figura 3). O disco superior representa apenas a metade superior da montagem, e o disco inferior apenas a metade inferior. Nenhum destes discos está em equilÃbrio, apesar de toda montagem estar ainda em equilÃbrio estático. Então, mesmo se o balanceamento estático for usado, ainda poderão ocorrer problemas na estrada. Tal desequilÃbrio “dinâmico” geralmente causa um movimento inconstante, e pode ser acompanhado por rápido desgaste do pneu.
Pergunta: Qual seria a forma correta?
Quadrelli – Balanceamento dinâmico geralmente ajuda a corrigir problemas que balanceamento estático não consegue. O equipamento é mais complexo, mas os sistemas de balanceamento dinâmicos realmente mede forças geradas através da montagem em rotação. Quando o equilÃbrio dinâmico é alcançado (figura 4), o equilÃbrio estático é automático, então um equilÃbrio estático separado não é necessário.
Pergunta: O balanceamento em veÃculo é estático ou dinâmico?
Quadrelli – Sistemas em veÃculo giram em torno da montagem inteira, o que pode compensar a não uniformidade nas extremidades, cilindro de freio e eixos, mas infelizmente, eles não balanceiam dinamicamente a montagem. Qualquer sistema de balanceamento de giro, para ser realmente efetivo no veÃculo ou fora dele, precisa ser o mais sensÃvel possÃvel para detectar pequenas forças de desequilÃbrio. Pneus de caminhão tipicamente giram em torno de 500 RPM em velocidades de estrada, o que aumenta mesmo pequenÃssimas forças de desequilÃbrio.
Pergunta: Quando de roda e pneu pode ser balanceada?
Quadrelli – Algumas frotas balanceiam rotineiramente. Algumas balanceiam apenas os pneus dos eixos tratores ou somente as posições de direção de tratores. Há ainda as que fazem o balanceamento somente se houver desgaste ou se existir reclamação de perturbação. O mais seguro é testar, usando dois grupos de um equipamento quase idênticos, balanceando um e o outro não. Verifique o desempenho dos pneus, observando seu grau de desgaste, se está irregular ou existem perturbações. A Bridgestone também recomenda que se faça balanceamento como o primeiro passo para resolver o problema de vibração. É muito rápido, muito simples e barato, e pode aliviar muitos problemas de desgaste e no trajeto.
Fonte: Bridgestone