Itajai, 21.5.07 – O presidente da Fetrancesc e do Conselho Regional do Sest Senat, Pedro Lopes, fará palestra a empresários do Vale do ItajaÃ, amanhã, à s 8 horas da noite, na unidade da instituição anexa ao Posto Santa Rosa, para marcar os 10 anos do Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Senat) em Santa Catarina. A unidade de Itajaà foi a primeira a funcionar no dia 22 de maio de 1997, depois vieram as unidades de Criciúma, Lages, Concórdia e Florianópolis. E o aniversário de uma década será comemorado com a expansão do sistema.
O presidente do Conselho Regional do Sest Senat Santa Catarina, Pedro Lopes, habilitou o Estado junto à Confederação Nacional do Transporte e o Sest Senat nacional a ter mais cinco unidades, em Videira, já inaugurada em abril e Chapecó que está em construção. E nas cidades de Joinville, Rio Negrinho e Blumenau, que estão em fase de projeto. Em Criciúma, a unidade passou de Posto de Atendimento ao Trabalhador da Estrada para Centro Assistencial e Profissional Integrado dos Trabalhadores em Transporte, com capacidade para atender 10 mil pessoas. São oferecidos cursos na formação e aperfeiçoamento profissional, atendimentos médicos, odontológico e desenvolvimento de atividades sociais, educativas, artÃsticas, esportivas e culturais.
Lopes também está destaca o desenvolvimento de um projeto piloto de Postos Avançados de Atendimento Odontológico em Santa Catarina. É oferecido o serviço ao motorista e trabalhadores do transporte em cidades onde não há unidades Sest. Duas já possuem benefÃcio, Catanduvas e Maravilha. Na primeira etapa serão cinco unidades.
INICIO – O Sest Senat começou em Santa Catarina por iniciativa do empresário, Rogério Benvenutti, atual presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga de Itajaà e diretor-financeiro da Fetrancesc. Ele apresentou a proposta ao Conselho da Fetrancesc, na época presidida pelo empresário Jorge Trilha, aproveitando a disposição da CNT que estava ampliando as unidades do Sest Senat. Foram asseguradas verbas para quatro unidades. Foram oito meses de trabalho que contou com o empenho do empresário e presidente do Conselho Superior da Fetrancesc, Augusto Dalçóquio Neto e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, João José de Borba. A unidade de Itajaà passou a funcionar anexo ao Posto Santa Rosa, na rodovia BR-101, de propriedade de Dalçóquio Neto. benvenutti destaca que havia naquela época a necessidade oferecer aperfeiçoamento profissional e benefÃcios na área de de saúde, social e de lazer e o SestSenat engloba tudo isso, com alguns atendimentos gratuito ao trabalhador do transporte. Mas é aberto também à comunidade. Tem atuado fortemente em campanhas de educação para o trânsito, de atendimento preventivo aos motoristas nas estradas, de cidadania, entre outros.
De acordo com o gerente do Sest Senat de ItajaÃ, com 10 anos de trabalho e dedicação ao setor de transporte, a unidade atendeu no ano de 2006 mais de 1700 alunos na área de capacitação profissional e uma média de 350 pacientes/mês nas áreas odontológica e médica.
Na área social em Itajaà são realizadas palestras educativas, seminários e eventos sociais para toda a comunidade ItajaÃense, sendo esses, os principais eventos realizados na unidade, o atendimento à população carente e ao profissional que necessita de um caminho para o mercado de trabalho. Fonte: Imprensa Fetrancesc
Compartilhe este post