Florianópolis, 18.2.06 – A reunião de duas horas do governador Luiz Henrique com empresários de transporte, ontem à tarde, na sede da Federação das Empresas de Transportes de Carga (Fetrancesc), encerrou com perspectivas otimistas ao setor. Conforme o presidente da federação, Pedro Lopes, o governador prometeu equiparação com outros estados em questões tributárias, foi criado um grupo de trabalho e as medidas deverão ser adotadas até o próximo mês.
Não faltou representação do setor para detalhar os problemas. Entre os presentes, executivos das transportadoras Binotto, Dalçóquio, Marvel, Transjoi, Coopercarga, Trol e Translima. Um dos exemplos das diferenças tributárias atuais é retratado pela Binotto, de Lages, terceira maior transportadora do Brasil. Ela se mudou para São Paulo, e, com uma frota de 1,5 mil caminhões, deixa de pagar R$ 15 milhões de ICMS a SC por ano.
Lopes observa que uma das distorções a serem corrigidas é quanto ao crédito de ICMS de bens fixos, que no Estado é em 48 vezes, enquanto a diferença de alÃquota de 5% deve ser recolhida em uma única parcela. Os empresários solicitaram, também, a criação de uma delegacia especializada no combate ao roubo de carga e de caminhões e o fim da exigência da Autorização Especial de Trânsito para o tráfego de bitrens em rodovias estaduais. A legislação federal já eliminou essa exigência. Fonte: Estela Benetti/Diário Catarinense
Compartilhe este post