Viadutos da BR-101 saem do papel

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Viadutos da BR-101 saem do papel

Florianópolis, 6.3.06 – Conhecidas pelos trabalhadores e engenheiros como obras de arte, os viadutos previstos nas obras de duplicação do trecho Sul da BR-101 em território catarinense começam a ser visualizados pelos motoristas que trafegam no trecho. Alguns já estarão concluídos em maio, de acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura dos Transportes (DNIT).
O lote 27, entre os municípios de Sangão e Criciúma (km 358 a km 387), concentra as duas obras de arte em fases mais adiantadas de edificação. O primeiro a ser concluído será o viaduto com passagem superior que dá acesso a Sangão, no quilômetro 358 da rodovia federal.
Por se tratar de uma passagem superior, os veículos que trafegam pela rodovia passarão por baixo do viaduto, projetado para ter 5,25 metros de altura. A estrutura dos pilares está concluída. Na última sexta-feira, os 30 trabalhadores começaram a acomodar os travesseiros (estruturas de concreto que pesam 800 quilos cada) nos pilares, que vão sustentar as vigas pré-moldadas de 24 metros de comprimento.

Chuvas atrapalharam o andamento das obras

Já no quilômetro 370, o viaduto terá passagem inferior para acesso à localidade de Esplanada (Içara) e ao município de Morro da Fumaça. Ou seja, o elevado será parte integrante da pista duplicada, enquanto que os veículos que saem da rodovia fazem o contorno e passam por baixo da estrutura de concreto. Esse viaduto ainda se encontra em fase de concretagem dos pilares de sustentação.
De acordo com trabalhadores ouvidos pela reportagem, a expectativa é concluir os dois viadutos até o final de abril, apesar da perspectiva do DNIT se estender até maio. Os trabalhadores também relataram que as chuvas registradas a partir da segunda quinzena de janeiro atrapalharam o andamento das obras, que podiam estar mais adiantadas.

Às margens da BR, o concreto se integra à paisagem

Nem só de asfalto se faz uma rodovia. Um olhar mais atento do motorista que trafega no trecho Sul da BR-101 vai se deparar com diversos tipos de estruturas de concreto às margens da rodovia.
No quilômetro 407, em Araranguá, por exemplo, as estacas de concreto colocadas lado a lado mais parecem lápides de um cemitério. Já no pátio de pré-moldados da Queiroz Galvão, as vigas se confundem com muretas divisórias.
No quilômetro 407, um bate-estaca de três toneladas tem a missão diária de perfurar o solo alagadiço com as estacas de concreto que chegam a medir 26 metros de comprimento.
A colocação das estacas faz parte do processo de fundação das futuras pistas que ficarão elevadas em relação ao nível do solo. Esta foi a solução encontrada pelos engenheiros para evitar que as futuras pistas sofram os constantes alagamentos verificados na atual rodovia após chuvas intensas.

Quarenta trabalham com artefatos para viadutos

Já no pátio de pré-moldados da Queiroz Galvão, 40 pessoas trabalham diariamente para elaborar os artefatos de concreto que vão completar os viadutos do lote 27.
Na última sexta-feira, um guindaste era utilizado para içar os travesseiros que seriam transportados em caminhões até o viaduto do trevo de acesso a Sangão.
Depois disso, será a vez de fazer o transporte das vigas, que estão dispostas lado a lado, na área superior do pátio.

Muito calor e congestionamento

Ao menos na BR-101, pouca coisa mudou depois do Carnaval. Além do calor intenso, o congestionamento de ontem na rodovia lembrava o dos fins de semana típicos da alta temporada de Verão em Santa Catarina.
Os motoristas que buscaram refresco das altas temperaturas nas praias do Litoral catarinense mais uma vez tiveram de exercitar a paciência no retorno para casa. No trecho não-duplicado da BR-101, em Palhoça, o fluxo de veículos provocou uma fila quilométrica.
Às 18h30min, o trânsito estava completamente parado no sentido Sul-Norte da rodovia, na altura da Enseada do Brito. Vencer o trajeto de pouco mais de 15 quilômetros entre aquele ponto e o início da pista duplicada custou 50 minutos.
O trecho inclui os trevos de acesso de várias praias movimentadas, tais como a Guarda do Embaú, a Pinheira e a Praia do Sonho. Na rodovia, era visível o número de turistas brasileiros e argentinos, além de uma grande quantidade de caminhões.
Até as 21h a situação se mantinha a mesma. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados três acidentes de pequena gravidade durante a tarde.
No trecho Norte da BR-101, a partir das 16h, o trânsito ficou intenso entre os trevos de Porto Belo e Itajaí em ambos os sentidos, especialmente nas saídas das praias. Embora lento, o fluxo de veículos foi mantido.

Editais para três lotes saem em maio

O DNIT deve lançar em maio os editais de licitação para elaboração dos projetos de três lotes que correspondem às três obras de arte mais complexas da duplicação da BR-101 em território catarinense.
São elas: o túnel do Morro dos Cavalos (Palhoça), a ponte sobre o Complexo Lagunar (Laguna) e o túnel do Morro do Formigão (Tubarão).
Até o lançamento dos editais, todos os entraves de origem ambiental deverão estar solucionados pelo Ministério dos Transportes. De acordo com o DNIT, se não houver questionamentos judiciais em relação às licitações, essas obras de arte podem começar a ser construídas a partir de meados de 2007, com a conclusão prevista no segundo semestre de 2008.
– As obras de arte já começam a ser uma realidade. Se conseguirmos ter algumas dessas travessias (viadutos) concluídas até o final do ano, já teremos redução de acidentes no próximo Verão – afirma o coordenador do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos.
Fonte: Diário Catarinense

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