Blumenau/Indaial, 7.3.06 – A vistoria do secretário de polÃtica nacional de transportes, do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente, nas obras de recuperação da BR-470, ontem, em Blumenau e Indaial, renderam ao Vale do Itajaà uma esperança de duplicação da rodovia sem pedágio ou com pedágio subsidiado. Segundo ele, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi incumbida de avaliar a viabilidade econômica da concessão da rodovia. O estudo, baseado no Highway Capacity Manual, um manual internacional sobre capacidade e fluxo de veÃculos em rodovias, deve ficar pronto até o final do ano e vai dizer se a concessão se dará diretamente a uma empresa, se haverá aporte de recursos para a redução dos custos do pedágio, formando uma parceria público privada (PPP), ou se, por meio da mesma parceria, não haverá cobrança de pedágio.
As informações repassadas pelo secretário animaram lideranças como o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ricardo Stodieck; o diretor da Associação Comercial de Industrial de Rio do Sul, Germano Purnhagen, e a vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, Maria Isabel Pinheiro Sandri. Os dirigentes participaram de uma palestra sobre os investimentos do governo nas estradas federais e, com o apoio da senadora Ideli Salvati (PT) e do deputado federal Carlito Mers (PT), decidiram retomar o grupo de trabalho da BR-470. O objetivo, agora, é agilizar as discussões na ANTT, viabilizar uma possÃvel PPP e garantir a duplicação da rodovia e a aplicação dos mais de R$ 25 milhões prometidos para obras prioritárias, em 2006, no trecho Gaspar-Rio do Sul. “Nós já levantamos essa possibilidade com entidades, como o Crea e a Associação Catarinense de Engenheiros, e vamos nos reunir com a ANTT para discutir a parceria público privada e a duplicação da BR-470”, garantiu a senadora, encarregada de marcar as reuniões em BrasÃlia.
A BR-470 deve ser incluÃda no terceiro lote de privatizações, junto com a BR-280, mas o processo não sai antes do ano que vem. Independente dele e das discussões na ANTT, o secretário nacional de polÃticas de transportes garantiu que a rodovia será recuperada quase que por completo. Este ano, as obras prioritárias, como o viaduto no trevo da Mafisa, a passagem subterrânea na rua Rio de Janeiro, em Blumenau, e as rótulas nos acessos à Gaspar, Pomerode, Rodeio e Lontras, devem ser viabilizadas a partir da aprovação no orçamento geral da união. A análise na ANTT, além de dizer qual o melhor modelo para a concessão e duplicação, também vai apontar trechos da rodovia que terão prioridade na duplicação. “Isso é o fluxo de veÃculos que vai dizer. Nós poderemos ter trechos duplicados e trechos onde a pista simples será mantida ou haverá a necessidade de construção de terceira faixa, o que reduz em muito o custo da obra”, continuou Valente.
O secretário informou também que, se houver necessidade, dentro do conceito da PPP, haverá investimento público na duplicação. A destinação dos recursos, inclusive, independe da conclusão da duplicação da BR-101 Sul. “A BR-101 é uma prioridade do presidente Lula. As demais rodovias de interesse estratégico, como as BRs 470, 280 e 282, vão receber os recursos que forem necessários, independente da conclusão da duplicação”, completou. A NotÃcia ? 4.3.06
Projeto da 280 fica pronto em maio
Comitiva também conheceu o trecho da BR-280 na altura da Petrobrás e próximo ao rio PiraÃ, em Araquari
Jaraguá do Sul/Guaramirim – Em Jaraguá do Sul, o secretário de polÃtica nacional de transportes do Ministério dos Transportes, José Augusto Valente, admitiu, durante vistoria das obras de recuperação da BR-280, que a malha rodoviária de Santa Catarina precisa de duplicação por conta da importância estratégica e econômica. “A malha de Santa Catarina tem importância estratégica para o PaÃs, pelo Mercosul. Não tem cabimento não ter pista dupla”, disse. O projeto para a duplicação da BR-280, com orçamento aprovado de R$ 6 milhões, deve ser concluÃdo até maio.
O secretário conheceu o trecho da BR-280 na altura da Petrobrás e próximo ao rio PiraÃ, em Araquari, no final da tarde de ontem, depois de encontro com polÃticos, empresários e técnicos na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs). O secretário aprovou o andamento dos trabalhos já na primeira parada, junto à Petrobrás. “O trabalho de restauração aqui está impecável, com asfalto de qualidade e sinalização. O que vai ficar faltando, para os próximos dois anos, é a duplicação”, reconheceu. A recuperação da rodovia começou quarta-feira desta semana.
Terça-feira está previsto a continuação dos trabalhos de recuperação asfáltica do DNIT por Jaraguá do Sul, no trecho que se estenderá até Corupá, executado pela Codeville, que somam R$ 3,5 milhões. De São Francisco do Sul a Guaramirim, já foram investidos R$ 5 milhões em obras de recapeamento. A rodovia soma 221,1 quilômetros e corta dez municÃpios, desde o porto de São Francisco do Sul até Porto União.
Segundo Valente, estão garantidas obras no perÃmetro urbano de Jaraguá do Sul, como pavimentação dos acostamentos no km 68,5 (viaduto Epitácio Pessoa) ao 75,5 (Nereu Ramos); implantação de terceira faixa na rua Prefeito Waldemar Grubba (acesso Weg); e restauração de travessia urbana, entre os kms 60,5 a 68,5.
Por outro lado, são incertas obras consideradas emergenciais, que dependem de aprovação do orçamento 2006. Ele prevê verba de R$ 40 milhões para adequação de rodovias federais, que possibilitaria construção de viaduto entre a BR-280 e a SC-413 (rodovia do Arroz); iluminação no trevo com a BR-101 e adequações no portal de Jaraguá – limite com Guaramirim. Fonte: A NotÃcia