Autorizado o pedágio em SC

Florianópolis, 24.11.08 – A cobrança de pedágio está autorizada, oficialmente, nas BRs 101 e 116 em Santa Catarina pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As concessionárias poderão exigir a tarifa dos motoristas no trecho em que a praça de pedágio estiver concluída e inaugurada, o que está previsto para ocorrer até o fim deste ano ou, o mais tardar, a partir de janeiro de 2009.
As sete praças de pedágios previstas no Estado estão em obras. A chuva prejudica o andamento. As duas concessionárias responsáveis (Autopista Litoral Sul e Autopista Planalto Sul) esperam divulgar o cronograma de inauguração dos pontos em dezembro.
A liberação da agência prevê que a tarifa pode ser cobrada assim que cada praça de pedágio ficar pronta. Antes, a autorização era dada quando todas as praças de pedágio da rodovia estariam concluídas.
A deliberação de forma parcial é considerada inédita no país, foi publicada ontem no Diário Oficial da União e beneficia a concessionária espanhola OHL. A justificativa da agência é que a decisão evitará problemas futuros, pois a cobrança parcial permitirá que as concessionárias comecem a receber os recursos e assim o impacto no pedido da correção dos valores será menor. As concessionárias Autopista Litoral Sul e Autopista Planalto Sul, que vão administrar os trechos catarinenses, pretendiam iniciar a cobrança antes do fim deste ano, mas a programação sofreu atraso com as desapropriações e licenças ambientais das construções das praças. O valor mínimo cogitado é de R$ 1,10 (BR-101) e R$ 2,60 (BR-116).
O gerente de operações da Autopista Litoral Sul, Antônio Ribas Saas, declarou, no mês passado, que as festas de fim de ano serão sem a cobrança. Mas conforme deu a entender, ontem, a assessoria de comunicação da OHL, o prazo previsto para o início da cobrança ainda está mantido para antes do fim do ano. Fonte: Diário catarinense – 22.11.08

Compartilhe este post