Florianópolis, 10.11.08 – Mais uma vez, este promete ser um verão de muitas filas, atenção e paciência no trecho Sul da BR-101. A 37 dias do inÃcio da temporada, apenas 58,3 dos 173 quilômetros de pista duplicada prometidos pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) estão liberados. A nova previsão do órgão é de que 50% do trecho de 248,5 quilômetros entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, esteja concluÃdo até o final do ano.
Até agora, são 83,25 (33,5%) quilômetros duplicados e asfaltados, mas, destes, apenas 58,3 (23,4%) estão liberados para os usuários da rodovia por questões de segurança. Outros 11,25 quilômetros de pistas já foram recuperadas.
A obra deve estar 100% concluÃda até o final do ano que vem, quando vence o prazo para execução dos trabalhos, que tiveram inÃcio em 2005.
A assessoria do DNIT em Santa Catarina explica que as obras atrasaram nos últimos meses por causa do excesso de chuvas.
No inÃcio de dezembro, um novo levantamento dos trechos que estarão liberados a partir do dia 15 de dezembro, quando começa oficialmente a temporada de verão, deve ser feito pelos técnicos e empreiteiras responsáveis pelos trabalhos e cronograma.
O serviço na rodovia, no entanto, segue a passos lentos e a duplicação ocorre em pequenos trechos. No ano passado, apenas 36,3 quilômetros foram duplicados e, este ano, de acordo com o relatório do DNIT referente ao mês de outubro, outros 22 quilômetros ganharam pistas novas.
Aliado à s obras de duplicação e à construção de viadutos, pontes e passarelas, o fluxo intenso de caminhões, a falta de sinalização e os congestionamentos freqüentes no verão, quando o tráfego chega a 30 mil veÃculos por dia, fazem deste trecho o mais perigoso do Estado.
Trecho já provocou 73 mortes este ano
Motoristas imprudentes também ajudam a engrossar as estatÃsticas de mortes e acidentes com ultrapassagens indevidas e perigosas nos trechos de pista simples da BR-101 Sul que, somente nos primeiros 10 meses deste ano, provocou a morte de 73 pessoas.
Os buracos e desnÃveis em muitos trechos da pista provisória também oferecem risco de acidentes. As placas distribuÃdas ao longo do trecho dão um sinal dos inúmeros desvios que os motoristas vão ter de enfrentar por, no mÃnimo, mais um ano: acostamento impraticável, estreitamento de pista, fim de pista dupla, trânsito em mão dupla, desvio e trecho interrompido.
Para poder trafegar com segurança na rodovia em obras, o chefe da comunicação social da PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), Vilson Bossi, orienta os motoristas que vão utilizar o trecho Sul da BR-101.
– Primeiramente é preciso ter paciência, principalmente durante a temporada. A distância de segurança entre os veÃculos também é importante, assim como trafegar apenas na velocidade compatÃvel com os locais e fazer as ultrapassagens em locais permitidos – orientou.
Duplicação em SC
Extensão total: 248,5 quilômetros
Trecho a ser duplicado: de Palhoça (Km 216,6) a Passo de Torres (km 465,9). No RS, segue até Osório
Lotes: Nove de pavimentação (do 22 ao 30) e cinco para obras especiais (31, 32, 34, 35 e 36)
Vias Laterais: 240 quilômetros
Obras
Passarelas 69
Viadutos 38
Pontes novas 24
Pontes recuperadas 18
Túneis: quatro (um em execução
e três em projeto)
Custo total estimado: R$ 1,2 bilhão
Valor total empe nhado (2005/2008): R$ 1.469.307.054,50
Valor empenhado em 2008: R$ 497.793.835,00
Total aplicado de 2005 até julho 2008: R$ 876.399.562,00
De onde vêm os recursos:
Projeto Piloto de Investimentos (PPI) do governo federal
Assinatura da ordem de serviço: dezembro de 2004
InÃcio efetivo dos trabalhos:
março de 2005
Prazo para conclusão:
dezembro de 2008
Estimativa para conclusão:
dezembro de 2009
Fonte: Departamento Nacional de Infra-estrutura de ransportes (DNIT) e PolÃcia Rodoviária Federal (PRF)
Caminho sob a terra
Um a um, a máquina responsável por perfurar as rochas do Morro Agudo, no municÃpio de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, faz 152 furos por dia na parede que, diariamente, recebe 300 quilos de explosivos para a escavação do primeiro túnel do trecho Sul da BR-101. A obra fica no Km 257 da rodovia.
No novo caminho que está sendo aberto na rodovia, 200 metros de rochas já foram pulverizados desde março deste ano, quando as obras começaram.
De acordo com o engenheiro Guilherme Paiva, 28 anos, problemas históricos de escorregamentos de terra motivaram a decisão de construir a passagem.
– Além da condicionante ambiental, a medida é uma forma de prevenir acidentes – completa o engenheiro.
Os motoristas, no entanto, terão que esperar até o final do ano que vem para utilizar o novo trajeto. A previsão é do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (DNIT).
Segundo Paiva, estão previstos no túnel, além de duas pistas, um acostamento e uma passagem para pedestres.
O túnel terá um quilômetro de extensão. Trata-se de uma distância que equivale ao tamanho das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que ligam continente e ilha, em Florianópolis.
As obras avançam cerca de três metros por dia e as detonações de rochas são diárias.
Os trabalhos são interrompidos apenas aos domingos. Nos demais dias, os operários se dividem em turnos para que a obra não pare. As equipes invadem até mesmo as madrugadas.
Questões ambientais provocam atrasos
Além da passagem do Morro Agudo, outros três túneis estão previstos entre as obras de duplicação do trecho sul da BR-101. Obras que, por envolverem mais tempo de discussão com o Ministério Público e entidades ligadas à s questões indÃgenas, foram deixadas para serem executadas depois, assim como a Ponte de Cabeçudas, em Laguna.
Conforme a assessoria de imprensa do DNIT, a construção de dois túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, ainda está em fase final do projeto. A licitação para execução da obras deve ser aberta ainda este ano.
No Sul do Estado, em Tubarão, o projeto do túnel no Morro do Formigão já está em execução.
Fonte: Diário Catarinense