Palhoça, 15.7.08 – Está programado para 15 de agosto. Mas faltando um mês para o inÃcio da cobrança de pedágio na BR-101, fontes ligadas ao setor garantem: as áreas para praças não estarão prontas antes de três ou quatro meses.
Quem passa pelos km 1,35, em Garuva, e 79,4, em Araquari, tem a mesma impressão: o tempo é curto. Em Tijucas (km 157,4) e Palhoça (km 220,15), a situação é parecida.
A Autopista Litoral Sul, que vai administrar o trecho, não fala em atrasos “porque não existe uma data que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) obrigue para o inÃcio da cobrança”.
O prazo de seis meses começou a valer em 15 de fevereiro, quando os contratos de concessão foram assinados com o governo federal.
A subsidiária da OHL Brasil já assume um discurso de “inÃcio da cobrança no segundo semestre”. Há dois meses, a empresa definia a data. A situação se repete nas sete concessões no paÃs que devem – ou deveriam – iniciar na mesma data.
Sinalização de pista deve ficar pronta no prazo
– Infelizmente para as empresas houve uma série de problemas burocráticos, com licenças, inclusive ambientais. É muito difÃcil que a cobrança comece em 15 de agosto, na BR-101 e em quase todos os trechos – disse o diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), João Chiminazzo.
Segundo ele, mesmo que as praças não estejam prontas, os motoristas terão benefÃcios nas rodovias a partir de 15 de agosto.
– A sinalização, a pista em boas condições, socorro mecânica e serviços médico – citou o diretor.Fonte: Diário Catarinense