Recife, 26.3.08 – O gerenciamento eletrônico do abastecimento da frota de veÃculos se configura como a nova tendência para redução de custos na iniciativa privada e no setor público. Em Pernambuco, a tecnologia já foi adotada pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), usinas como Trapiche, Salgado e Ipojuca e por locadoras de automóveis, além de mais de 15 postos do Grande Recife que estão devidamente equipados para atender essa nova clientela. A base do sistema são chips instalados no bico da mangueira e no interior do tanque de combustÃvel do veÃculo.
Através deles é possÃvel reconhecer o automóvel que está sendo abastecido, o dia do serviço, a que órgão ele é vinculado (no caso do setor público), limitar o seu abastecimento e, principalmente, evitar o desvio de combustÃvel, já que o combustÃvel só é liberado se a mangueira estiver conectada ao tanque.
Além disso, todas as informações são enviadas para uma base de dados que pode ser acessada pela internet ou remotamente, permitindo à s gerências de frota analisar todo o consumo dos automóveis e identificar os excessos. Na Usina Trapiche a tecnologia é utilizada há dois anos em sua frota de 240 veÃculos. Em 2007, através do controle mais rigoroso, foi obtida uma redução nos gastos com combustÃvel de mais de 5% em relação a 2006.
Em valores monetários, foram R$ 370 mil economizados – em 2006 foram gastos R$ 5.741.161 com abastecimento da frota contra R$ 5.374.111. ?Além do controle mais rigoroso do consumo, conseguimos combater os desvios, principalmente de um veÃculo para outro?, explica o gerente-automotivo da usina, Francisco César Martins Cândido.
VÃctor Laval, agente técnico da Ionics, empresa paranaense responsável pelo Sistema Automatizado de Abastecimento de Frota (Saaf), instalado na Usina Trapiche, explica que o custo de implantação da tecnologia é de R$ 198 por veÃculo, além da cobrança de uma taxa de manutenção. ?Ganha a empresa que economiza e ganham os postos que poderão fidelizar uma clientela por possuir o sistema?, argumenta.
A (PCR) implementou no começo de dezembro do ano passado um sistema semelhante, o Controle Total de Frota, desenvolvido pela CTF Technology do Brasil, empresa parceira da Petrobras. Até agora, 220 veÃculos, dos 250 pertencentes à Secretaria de Saúde já receberam o dispositivo. O objetivo da PCR é reduzir em cerca de R$ 2 milhões os custos com combustÃvel, 30% dos R$ 6 milhões gastos anualmente.
Para tanto, a Petrobras ainda praticará um preço diferenciado para toda a gasolina, álcool ou diesel que abastece os veÃculos da Prefeitura. Os governos dos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pará, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Mato Grosso e da cidade de Fortaleza já utilizam o mesmo sistema.
Fonte: Jornal do Commercio/PE