BrasÃlia, 12.8.08 – O governo federal definiu mais três segmentos de rodovias federais que poderão ser objeto de concessão à iniciativa privada na próxima etapa do processo de privatização do setor. Entraram na lista de possÃveis concessões os seguintes trechos: BR-101 no EspÃrito Santo, BR-101 na Bahia, e BR-470 em Santa Catarina. No total, são mais 1.608 quilômetros que poderão ser administrados por empresas privadas com cobrança de pedágio.
Os três novos trechos determinados pelo governo compõem a segunda fase da terceira etapa do processo de concessão. Na primeira fase, já há cinco trechos em estudo, que somam 2.066 quilômetros. Entre eles, três na BR-040, ligando BrasÃlia a Belo Horizonte e Juiz de Fora, a BR-116 em Minas Gerais e a BR-381 de Belo Horizonte a Governador Valadares.
O Ministério dos Transportes autorizou a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) a fazer estudos técnicos sobre os trechos. Caso eles se mostrem atrativos ao capital privado e haja decisão polÃtica do governo, poderão ser concedidos, por meio de licitação.
No EspÃrito Santo, poderá ser concedido todo o trecho da BR-101 que corta o Estado, com 458,4 quilômetros. Na Bahia, a privatização poderá ser feita no trecho de 790,7 quilômetros da BR-101 que vai da divisa com o EspÃrito Santo até o entroncamento com a BR-324, que faz a ligação com Salvador e com o interior do Estado. Em Santa Catarina, a concessão poderá ser feita no trecho de 358,9 quilômetros da BR-470, entre o municÃpio de Navegantes e a divisa com o Rio Grande do Sul. Fonte: Valor Econômico
Compartilhe este post