BrasÃlia, 16.1.08 – Atualmente, 19 Estados têm o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir implementado. O programa já atendeu 888 empresas e realizou 21.261 aferições, desde seu lançamento nacional que ocorreu no dia 18 de julho de 2007. O Despoluir conta hoje com dez empresas parceiras e outras parcerias com instituições privadas e públicas de âmbito federal, estadual e municipal.
Levar para a atividade transportadora a consciência e o compromisso com o meio ambiente, para reduzir a emissão de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global, essa é uma das missões do Despoluir.
O último lançamento regional do programa ocorreu no Rio Grande do Sul, no Sest/Senat Porto Alegre, no dia 11 de janeiro. O Rio Grande do Sul foi contemplado com cinco veÃculos, sendo três para uso da Federação das Empresas de Transporte de Carga e LogÃstica do Estado do RS (Fetransul) e dois para a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS (Fetergs).
Energia Limpa
O Despoluir promove o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas e estimula a adoção de normas ambientais relativas à s emissões de poluentes por veÃculos.
A CNT possui uma estrutura organizacional capaz de atender os transportadores e a sociedade na busca desse desenvolvimento sustentável. São 31 federações, 348 sindicatos e 32 associações; um universo que compreende 146 mil empresas, 733 mil autônomos e 2,5 milhões de trabalhadores, que geram cerca de 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do paÃs.
Unidades móveis
As unidades do Despoluir são equipadas com opacÃmetros (equipamentos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel) e já foram enviadas à s federações de transportadores dos 27 estados do paÃs. As unidades móveis verificam a emissão de poluentes dos veÃculos, com o objetivo de reduzir a poluição e o gasto de combustÃvel, conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Projetos
O Despoluir é dividido em dois grupos de projetos:
Grupo A – Projeto Transporte, voltado para a melhoria do desempenho ambiental do setor;
Grupo B – Projeto Cidadania para o Meio Ambiente, que busca transformar os agentes do setor – empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas – em multiplicadores da educação ambiental.
Focos
A CNT também criou o 0800 Ambiental (0800 7282891) para que caminhoneiros e outros motoristas possam denunciar possÃveis focos de incêndios ao longo das rodovias brasileiras. O desmatamento e as queimadas são, juntos, os principais responsáveis pela emissão de CO2 no Brasil.
Para mais informações sobre o Programa Despoluir entre em contato com Assessoria de Imprensa da CNT – (61) 3315-7112/7035.
Fonte: Assessoria de Imprensa CNT