Florianópolis, 22.12.08 – Nesta segunda-feira faz um ano que o soldado do Exército Felipe Martins, na época com 19 anos, morreu atropelado no acostamento do Km 216, no trecho Sul da rodovia BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Era sábado e ele voltava para casa depois de participar de um chá de bebê na casa de um amigo. O motorista responsável pela acidente fugiu. O carro que vinha atrás conseguiu desviar do corpo, que já estava no chão, mas o terceiro veÃculo o atropelou e matou.
Para tornar menos trágica a temporada que começa oficialmente hoje, e que vitimou 21 pessoas durante os quatro dias do feriadão do Natal no ano passado, fazendo da data a mais sangrenta no Estado desde 2003, os motoristas, este ano, vão precisar de muita atenção e, especialmente, paciência ao volante.
Na casa onde o soldado vivia junto com a mãe, Iza Aparecia de Lima, de 38 anos; a irmã Pamela, 13; e o padastro Paulo Giacomini, 38, todas as 10 medalhas do praticante de taekwon-do ainda estão expostas no quarto. Lá também estão as outras paixões do soldado, que sonhava seguir a carreira militar.
? Para nós, não existe mais Natal ? lamenta a mãe.
Na estrada onde Felipe morreu, muitos estragos provocados pelas chuvas já foram consertados, mesmo assim as obras de duplicação e os mais de 20 desvios no trecho Sul da BR-101, considerada a rodovia mais violenta do Estado, se somam a outros fatores que podem transformar as estradas no grande vilão deste verão. A falta de conservação das vias somada a um fluxo até duas vezes maior de veÃculos nos próximos meses aumenta o perigo.
Este ano, somente no primeiro semestre, pelo menos 520 pessoas perderam a vida nas rodovias e ruas catarinenses. Entre as estradas federais que mais registram mortes estão o trecho duplicado da BR-101, com 216 quilômetros de extensão e corredor turÃstico para o Litoral Norte, e a BR-470, que, com 359 quilômetros, liga a região Oeste ao Litoral.
Filas prometem ser longas nos acessos às praias
Além das más condições da pista da 470, que influenciam as trágicas estatÃsticas, o trecho apresenta ainda novos desvios nesta temporada, decorrentes das fortes chuvas que atingiram o Estado, e congestionamentos constantes no trecho urbano entre Gaspar e Indaial.
De acordo com a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 60 mil veÃculos devem trafegar no trecho Norte da BR-101, rodovia duplicada onde o excesso de velocidade é responsável por freqüentes atropelamentos.
No trecho Sul, outros 40 mil veÃculos são esperados na rodovia que liga os estados catarinense e gaúcho e exige atenção para os limites de velocidade entre 40 km/h e 50 km/h.
Ausência de placas ou da pintura das faixas da rodovia, pistas estreitas, asfalto esburacado, curvas que devem ser feitas com velocidade menor do que a indicada para a via, falta de acostamento. Os problemas das rodovias em Santa Catarina não são exclusividade das BRs.
Nas rodovias estaduais ? as SCs ?, a PolÃcia Militar Rodoviária aponta cinco trechos complicados durante o verão. Em Florianópolis, os caminhos para as praias do Norte e o Sul da Ilha, SC-401 e SC-405, respectivamente, devem ter filas longas e trânsito carregado quase todos os dias.
O tráfego na SC-401, considerada a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina (a média é de 25 mil veÃculos por dia, e entre o Natal e o Ano-Novo a quantidade chega a 55 mil veÃculos), já está liberado, mas em caso de chuva, as pistas do Km 13 poderão ser interditadas novamente pelo risco de queda de barreiras.
No Sul do Estado, os problemas se concentram na SC-444, entre Balneário Rincão e Criciúma, e na SC-445, que liga a cidade de Urussanga à BR-101. No Norte, a SC-301, que liga Joinville a São Francisco do Sul, é outro ponto de congestionamento nos finais de semana.
Mais bafômetros para o Carnaval
Uma das formas encontradas pelas autoridades para reduzir a violência nas estradas é o trabalho de fiscalização. Pensando nisso, o Ministério da Justiça está reforçando o policiamento nas estradas de Santa Catarina com 145 bafômetros e investe R$ 1,1 milhão nos equipamentos de segurança pública que serão distribuÃdos à PolÃcia Rodoviária Federal e polÃcias estaduais. Hoje, o Estado conta com 30 aparelhos.
De acordo com o superintendente regional da PolÃcia Rodoviária Federal, Luiz Ademar Paes, a previsão de entrega dos equipamentos é para o inÃcio do mês de fevereiro. Ele garantiu que isso deve ser feito antes do feriado de Carnaval.
O objetivo é tornar ainda mais rigorosa a fiscalização do cumprimento da lei seca, que tornou crime o ato de dirigir após o consumo de qualquer quantidade de bebida alcoólica. O motorista flagrado descumprindo a lei está sujeito a multa, prisão e perda do direito de dirigir.
Ao total, o Ministério da Justiça investirá R$ 139,5 milhões na compra dos equipamentos que serão distribuÃdos em todo o paÃs. Os investimentos contemplam um dos principais eixos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci): o reaparelhamento das instituições responsáveis pela prevenção e repressão à violência.
Os convênios que formalizaram os repasses e doações foram assinados na semana passada, em BrasÃlia.
Reduzir os acidentes está nas mãos dos motoristas
Além do consumo de bebidas alcoólicas, outros fatores são apontados por especialistas como principais causas de acidentes de trânsito. Todos eles estão relacionados ao comportamento dos próprios motoristas.
São eles a falta de atenção, o excesso de velocidade, a imprudência e as ultrapassagens indevidas.
? A bebida é capaz de diminuir os reflexos de quem está dirigindo, além de dar a falsa sensação de valentia e coragem ? reforçou o presidente do Fórum Catarinense Pela Preservação da Vida no Trânsito, Edemar Martins.
De acordo com Martins, é preciso despertar a consciência de condutores e também de pedestres, que poderiam evitar muitos acidentes.
No municÃpio de Biguaçu, na Grande Florianópolis, os flagrantes de irresponsabilidade de pedestres que atravessam um dos trechos com altos Ãndices de atropelamento na rodovia BR-101 são corriqueiros.
Na tarde de sexta-feira, ao invés de utilizar a passarela disponÃvel no Km 194, as primas Cibele Lopes, de 19 anos, e Fabiane Lopes, 14 anos, preferiram se arriscar entre os carros.
Apesar de já terem perdido um parente, vÃtima de atropelamento, elas afirmam que não têm medo de atravessar a rodovia correndo e não consideram a atitude perigosa. Infelizmente, elas não são as únicas.
iores horários para viajar
> Nas sextas-feiras e domingos de verão e nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, evite pegar a estrada no horário das 16h às 21h
> Também não é recomendado viajar de madrugada, quando a visibilidade cai, o socorro mecânico é mais lento e aumentam as possibilidades de ações criminosas
> O ideal é acordar mais cedo e viajar de manhã, quando há luz do sol, rodovias mais livres e temperaturas mais agradáveis
Fique atento
NAS RODOVIAS FEDERAIS
A PolÃcia Rodoviária Federal alerta os motoristas quanto à situação da BR-470, que deve apresentar desvios, além de toda extensão da BR-101, e aponta os piores trechos em Santa Catarina:
> BR-101 Norte: Fluxo intenso entre Itajaà e Itapema e na Grande Florianópolis. Além do grande movimento, há grande risco de atropelamento
> BR-101 Sul: Entre Palhoça e Paulo Lopes, engarrafamentos nos horários de pico e obras de duplicação. Entre Tubarão e Laguna, movimento intenso e obras de duplicação.
Neste trecho da 101, há cerca de 30 desvios em função das obras de duplicação, que devem causar congestionamento. Por isso, não determine horário de chegada e procure sair antes da hora prevista.
A partir de amanhã, os caminhões de carga terão horários restritos para trafegar na rodovia e as obras devem ser paralisadas às sextas-feiras, nos sábados e domingos
> BR-470: Entre Gaspar e Rodeio, atenção para os desvios entre os kms 41 e 88, onde ocorreram as explosões do gasoduto, em novembro, e a pista cedeu. Entre Blumenau e Navegantes, movimento intenso e congestionamentos
> BR-282: Há desvios em Ãguas Mornas, entre os kms 31 e 38. Entre Santo Amaro da Imperatriz e Alfredo Wagner, atenção para as serras Ãngremes e curvas fechadas, também presentes entre Joaçaba e Irani
BR-116: Entre Itaiópolis e Mafra, movimento intenso de caminhões de carga, principalmente madeireiros
BR-280: Entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, atenção para o movimento intenso de caminhões rumo ao Porto de São Francisco, ainda maior agora, com os problemas no Porto de ItajaÃ, e filas em direção à s praias
NAS ESTADUAIS
O ranking das estradas mais perigosas leva em consideração o número de mortes registradas em cada uma
> SC-301: São Francisco do Sul a Balneário de Enseada
SC-412: Garuva a divisa com Litoral paranaense
> SC-438: Lages a Tubarão
> SC-413: Joinville a Navegantes
> SC-411: Brusque a Tijucas
> SC-486: Itajaà a Brusque
AS MAIS MOVIMENTADAS
> SC-401: Em Florianópolis, vai de Canasvieiras ao Bairro Itacorubi. Trecho com trânsito mais intenso é o não-duplicado, que começa no trevo de acesso a Jurerê Internacional e termina no trevo de Canasvieiras
> SC-436: Os três quilômetros de extensão da via, que liga a BR-101 ao municÃpio de Laguna, apresentam trânsito intenso
> SC-438: Lages a Gravatal
SC-444: Toda a extensão da rodovia que liga Criciúma e Rincão, na região Sul do Estado
> SC-405 e Via Expressa Sul: Toda a extensão da rodovia que liga a Costeira, na Capital, à entrada da Tapera, na região Sul
Fonte: Diário Catarinense