Florianpópolis, 18.11.08 – O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e LogÃstica de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, anunciou a criação do Fórum de Avaliação e Solução dos Pontos CrÃticos das Rodovias. A definição foi tomada na noite de sgeunda-feira, durante encontro, em ItajaÃ, com representantes da concessionária da BR-101 e da BR-116,a OHL e de outras entidades que atuam no trânsito e transporte. Já foram convidados a integrar o Fórum, representantes da UFSC, DNIT, Deinfra, PRF de SC e do Paraná. PMRv, Sest Senat, Crea, Fiesc, OHL e veÃculos de comunicação.
A primeira ação do Fórum já está definida. Os pesquisadores da Fetrancesc/UFSC, Lilian Diesel e Gilberto Durigon, começarão na próxima semana, uma análise detalhada dos pontos crÃticos nos três da BR-101 entre Palhoça e Garuva e BR-376, entre a divisa de SC com PR até São José dos Pinhais (PR). E depois, levantamento semelhante será feito de Curitiba (PR) até Mafra (SC). Esses dados serão apresentados no Fórum e analisados para a definição de ações para corrigir os pontos crÃticos dos trechso avaliados. Na etapa seguinte, a Fetrancesc deverá encaminhar uma solicitação à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para que autorize a concessionária as correções nas rodovias. A OHL, responsável pelos trechos da 101, 116 e 376, tem definido no contrato asinado com a ANTT, as obras que devem ser feitas nas estradas durante o perÃodo de concessão. E por isso, com o aval da agência poderia fazer as mudanças nas estradas propostas pelo Fórum.
Estudo sobre os pontos crÃticos foi divulgado em agosto
Em agosto, a Fetrancesc apresentou o resultado da Análise dos Pontos CrÃticos das Rodovias de Santa Catarina, realizado pelos pesquisadores LÃlian Diesel, doutoranda em Engenharia Civil e Gilberto Durigon Freitas, mestrando em Engenharia Civil, que avaliaram a extensão das oito rodovias federais e as 95 rodovias estaduais, levando em conta o número de acidentes, vÃtimas fatais e feridos graves. As principais conclusões são a deficiência de sinalização, geometria e infra-estrutura adequada ao pedestre e à s comunidades no entorno. E isso pode estar contribuindo para a ocorrência de 50% dos acidentes nas áreas urbanas. Ao longo dos trechso análisados foram constatados diversos problemas de sinalização, qualidade do asfalto e das pistas com traçados que podem contribuir para direção perigosa. Além disso, as rodovias não possuem saÃdas e acessos com segurança e falta educação para a população que vive junto à s estradas. Para conhecer o estudo na Ãntegra aceso o site www.fetrancesc.com.br – link rodovias sc pontos crÃticos. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc