Florianópolis, 8.4.08 – Com o objetivo de divulgar a importância de fazer o controle da emissão de poluentes pelos caminhões e repassar informações sobre o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte em Parceria com a Fetrancesc e Sindicatos associados, será realizado no dia 16 de abril, o Dia do Despoluir. A Ação de orientação sobre o Projeto será desenvolvida em parceria com PolÃcia Rodoviária Federal nos postos de Palhoça, Concórdia, Joinville (Pirabeiraba) e Blumenau, das 9h30 à s 12 horas.
Nesses locais estarão as três unidades móveis do Despoluir, que são equipadas com o opacÃmetro, e vão aferir os caminhões que passarem por lá e será analisado a qualidade da fumaça da queima de combustÃvel e que indicará se o veÃculo está emitindo poluentes na atmosfera. Os técnicos também falarão sobre o objetivo do Programa Ambiental e as suas ações, que pretende conscientizar o transportador sobre o respeito ao meio ambiente, o uso de energias limpas nos veÃculos e nas empresas, a educação ambiental e uma gestão nas empresas voltadas para o uso racional de recursos naturais. E assim estar contribuindo para o combate ao aquecimento global.
Neste mesmo dia, na BR-470, em Rio do Sul, a PolÃcia Rodoviária federal vai usar pela primeira vez o opacÃmetro para verificar o grau de opacidade da fumaça. Quem estiver poluindo será orientado a procurar uma oficina e fazer a regulagem do motor, uma manutenção geral no veÃculo e ainda orientação de direção ao motorista. Depois desse momento, a PRF vai usar o OpacÃmetro e nos casos de irregularidade, o dono do veÃculo vai ser multado em R$ 127,00, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, chama a atenção para o fato da PRF começar a fiscalizar a emissão de poluentes, pois o Despoluir justamente faz a prevenção para evitar que os caminhões joguem gases e outros materiais tóxicos na atmosfera. No caso do Despoluir da Fetrancesc, o serviço é gratuito e não tem multas. Apenas, nos casos de reprovação do veÃculo, o proprietário é orientado a consertar e ajustar o veÃculo e chamar para nova aferição.
Hoje, muitas embarcadoras exigem a comprovação de que o veÃculo respeita o meio ambiente. Normalmente são empresas que tem compromisso com normas ambientais internacionais ou que transportam produtos relacionados à natureza. Mas está previsto tanto em Lei Estadual como no Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria para a emissão de poluentes e para ruÃdos. No Estado está em andamento a elaboração do projeto do Código Ambiental, que prevê a aferição de todos os automóveis. De acordo com propostas já discutidas anteriormente, o serviço deve ser pago pelo próprio dono do veÃculo.
UNIDADES MÓVEIS DO DESPOLUIR EM SC
A Fetrancesc mantém três unidades móveis em Santa Catarina, uma com base em Florianópolis e atende a Grande Florianópolis, o Sul, Vale e Serra. A outra fica em Concórdia e atende o Oeste, meio-Oeste, Planalto Norte e a De Joinville que atende o Norte, Planalto Norte e Vale. Cada unidade deve fazer por mês cerca de 170 caminhõe. Fonte: juraci perboni/Imprensa Fetrancesc