Navegantes, 19.43.08 – O apelo do empresariado catarinense por agilidade nas obras da ponte do km 112 da BR-101 resultou em uma medida emergencial para agilizar o tráfego do feriado da Páscoa até o fim dos trabalhos, previsto para 15 de maio. No primeiro minuto desta quinta-feira, as filas decorrentes da obra na passarela de pedestres, no sentido Sul-Norte, terão os veÃculos distribuÃdos em duas categorias.
A faixa da direita será ocupada apenas por veÃculos de carga e a da esquerda por automóveis, motos e ônibus. Próximo à ponte, onde o tráfego flui em apenas uma pista, a passagem será liberada por 25 minutos para cada categoria, de acordo com o movimento.
O prazo para a entrega da passarela foi reduzido em 15 dias. Se a chuva não atrapalhar, a pista sobre a ponte de Navegantes será liberada até duas semanas antes do dia 30 de maio, segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes de Santa Catarina (Dnit).
As medidas foram determinadas ontem, em uma reunião do Dnit com a Federação dos Transportes de Carga do Estado (Fetrancesc) e a PolÃcia Rodoviária Federal (PRF). Para orientar os motoristas, patrulheiros e placas de sinalização vão indicar, a partir do trevo de Brusque, no km 123, onde os veÃculos de carga e de passeio deverão se dividir.
A divisão é obrigatória. Motoristas que desrespeitarem a nova sinalização e acessarem a pista destinada a outro tipo de veÃculo estarão sujeitos a multa. Durante o anúncio da mudança, ontem à tarde, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, disse que a organização dos caminhões e carretas na faixa da direita irá minimizar os prejuÃzos já sentidos pelo setor e ajudar a diminuir o número de motoristas que furam a fila próximo à ponte.
– Vamos orientar os caminhoneiros para que não saiam dos veÃculos quando ficarem parados na fila. Isso vai poupar tempo, já que temos levado duas horas para fazer um percurso que leva oito minutos – explicou.
O Dnit garantiu que, após o feriadão, um semáforo será instalado na BR-101 para dar mais segurança à alternância das filas. Fonte: A NotÃcia
Compartilhe este post