Florianópolis, 13.2.08 – Os radares fixos, conhecidos como pardais, podem retornar em breve à s estradas catarinenses. O projeto de lei do Deputado Estadual Elizeu Mattos (PMDB) prevê a instalação dos equipamentos, proibidos no Estado desde 2002.A proposta foi apresentada na Assembléia Legislativa nesta terça-feira. O próximo passo é a discussão do projeto em audiência pública.
O equipamento proposto é fixo e, geralmente, instalado em postes. A rodovia precisaria de sinalização indicativa.
? O objetivo é humanizar e disciplinar as estradas. O que estamos vendo é um genocÃdio e ninguém faz nada ? defendeu o deputado.
A PolÃcia Militar Rodoviária (PMRv) aplaudiu a iniciativa. O Tenente Coronel Paulo Moukarzel, Comandante do Batalhão da PolÃcia Militar Rodoviária de Santa Catarina, afirmou que se trata de um equipamento de alta tecnologia que auxiliar a fiscalização, podendo contribuir para a redução das mortes em até 40% . Ele acrescenta, porém, que são necessários estudos para que os equipamentos sejam instalados em locais onde realmente sejam necessários.
O retorno dos pardais ocorreria com a revogação da lei aprovada em março de 2002, de autoria do então deputado estadual Paulo Bornhausen (DEM).
? Não acho certo revogar a lei. Apoio, sim, a instalação de lombadas eletrônicas com sinalização transparente. O pardal é uma exploração ao usuário ? disse Pedro Lopes, diretor-executivo da Federação das Empresas de Transportadores de Cargas no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc).
Fonte: Diário Catarinense
Recuperação da pista antiga da 101 vira prioridade
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) estuda a possibilidade de priorizar a recuperação pista utilizada atualmente pelos veÃculos que transitam pela BR-101 Sul nos trabalhos de duplicação da rodovia em Santa Catarina.
O superintendente do Dnit João José dos Santos disse que a medida seria adotada para minimizar os transtornos causados pelo estado avançado de degradação da rodovia, que tem mais de 30 anos de uso.
A BR-101 Sul apresenta problemas na camada asfáltica, além da falta de acostamento e sinalização deficiente na maior parte dos trechos. A cada perÃodo de chuvas fortes, novos buracos são abertos, causando prejuÃzos para o Estado e motoristas.
? Mesmo que provoquemos filas a partir de abril, nossa idéia é restaurar a pista antiga agora ? adiantou Santos.
Obras de recuperação seguem na 101
Durante esta semana, equipes do Dnit realizam a troca das defensas metálicas no km 207 da BR-101 em São José, na Grande Florianópolis. A pista da direita está interrompida para o tráfego de veÃculos no trecho, o que causa congestionamento.
No trecho Norte, os trabalhos são para a construção de uma passagem de pedestres sob a ponte de Navegantes e novas barreiras de contenção nas margens do rio ItajaÃ-Açu.
As obras devem durar até quatro meses. No perÃodo, o trânsito deverá ser desviado para uma das pistas no sentido contrário da rodovia ou, por alguns momentos, usar apenas umas das faixas no sentido Sul?Norte.
Fonte: CBN/DIÃRIO