Araquari, 3.6.09 – Começa a funcionar à meia-noite desta quarta-feira a praça de pedágio da BR-101 em Araquari, perto do rio Itapocu (km 79,6). É a terceira praça de cobrança na BR-101. O sistema é o mesmo do pedágio de Garuva e Porto Belo, que entraram em funcionamento em fevereiro e maio. Carros pagam R$ 1,10 e motos, R$ 0,55. Para veículos maiores o valor varia de acordo com os eixos.
Funcionários da Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho Norte da rodovia em SC, fizeram os últimos ajustes nos equipamentos na tarde de terça e deram orientações aos motoristas. Panfletos com os preços, serviços e telefone de emergência da Litoral Sul foram distribuídos na praça. A exemplo de Garuva, a praça de Araquari também conta com 24 cancelas, que podem funcionar nos dois sentidos da rodovia. Duas cancelas são para o Via Fácil, sistema em que o veículo coloca um chip, não precisa parar e paga a conta por meio de boleto — recurso bastante usado por empresas.
A sinalização antes da praça de pedágio foi reforçada nos dois sentidos. Funcionários foram treinados para orientar os veículos e dizem que o trabalho nos primeiros dias é grande.
— Muitos motoristas trafegam em alta velocidade mesmo dentro da praça. Nosso trabalho é reforçar a orientação para que diminuam já antes de chegar na cancela — afirmou um deles.
O acesso à comunidade Morro Grande, uma polêmica até então, foi resolvida por meio de um desvio. Quem se sentiu prejudicado foi o dono de uma churrascaria. Há acesso para o restaurante, mas o dono reclama que os clientes, a maioria caminhoneiros, têm dificuldade em manobrar e entrar no local. A churrascaria ficou isolada da pista principal pela mureta de proteção do pedágio.
Fonte: A NOTÍCIA