BrasÃlia, 7.8.08 – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai estudar duas propostas para rodovias apresentadas pela Federação dos Transportes e LogÃstica de SC (Fetrancesc): o preço do pedágio por quilômetro rodado e a construção de centros de distribuição de cargas e logÃstica próximos das maiores cidades onde há rodovias pedagiadas. Estas sugestões foram levadas, ontem, ao novo diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, pelo presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, em audiência solicitada pela senadora Ideli Salvatti, que também participou da reunião. Figueiredo considerou importantes as sugestões e disse que a equipe da agência vai estudar para implantá-las no paÃs.
Conforme Lopes, estudo recente apontou que o pedágio é caro no Brasil porque a maioria dos motoristas opta por rotas alternativas para fugir do pagamento. Pesquisa na Dutra, por exemplo, apontou que apenas 10% dos usuários pagam pedágio, por isso o preço é muito elevado.
E a criação de centros de logÃstica, com toda a infra-estrutura para os transportadores, é uma alternativa para garantir mais conforto e facilitar o transporte de produtos em veÃculos menores, devido à s restrições de caminhões nas cidades. Fonte: Estela Benetti/Diário Catarinense
Compartilhe este post