ItajaÃ, 16.1.08 – o Senat de Itajaà está fazendo cadastro de profissionais e empresas de transporte que desejarem freqüentar o curso de formação para motoristas que fazem o transporte de rochas ornamentais. A medida atende ao Artigo 9º da Resolução 264, do Contran, publicada em 4 de janeiro deste ano, que estabelece requisitos de segurança para o transporte de rochas ornamentais.
De acordo com a lei, “o condutor de veÃculo ou combinação de veÃculos que transporta rochas ornamentais deverá ser aprovado e certificado em curso teórico e prático, especÃfico para a atividade, nos termos da normatização do Contran. A carga horária mÃnima do curso será de 50 horas e envolverá direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, legislação de trânsito, condução, acondicionamento e amarração de cargas indivisÃveis. O Denatran apresentará ao Contran, em noventa dias, proposta de regulamentação do curso especializado. O certificado passará a ser exigido dos condutores de composições, adaptadas ou não, um ano após a data de publicação desta Resolução. O curso e a certificação serão renovados a cada cinco anos.”.
Mais informações com o gerente do Sest Senat de ItajaÃ, Eduardo Marin – telefone (47) 3346 1556.
VEJA ÃNTEGRA DA RESOLUÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 264 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007
Estabelece requisitos de segurança para o transporte de blocos de rochas ornamentais.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO ? CONTRAN, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro e nos termos do disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 1o As combinações de veÃculos de carga, incluindo a tratora, utilizadas no transporte de rochas ornamentais brutas, deverão obedecer aos limites de pesos, dimensões e tolerâncias estabelecidos pelas Resoluções 210, de 13 de novembro de 2006 e 258, de 30 de novembro de 2007, do CONTRAN e Portaria nº 86/06 do DENATRAN.
Art. 2o As combinações de veÃculos de carga com mais de 53 t de PBTC utilizadas no transporte de um único bloco de rocha ornamental serão obrigatoriamente do tipo veÃculo trator 6×2 ou 6×4, um semi-reboque dianteiro para distribuição do peso (dolly) e um semi-reboque traseiro destinado ao carregamento de cargas indivisÃveis de até 6 m, conforme desenhos ilustrativos do Anexo I.
Art. 3o As combinações de veÃculos de carga com mais de 53 t de PBTC utilizadas neste transporte deverão possuir obrigatoriamente os dispositivos de segurança ilustrados no Anexo I, e atender aos seguintes requisitos:
I – amarração longitudinal, passando sempre na parte superior do bloco, por meio de duas correntes de ½ polegada, grau 8, tencionadas por meio de esticador de 1 polegada, modelo trava-gato, capazes de resistir a 10 tf de carga efetiva cada;
II – amarração transversal, passando sempre na parte superior do bloco, por meio de duas correntes de ½ polegada, grau 8, tencionadas por meio de esticador de 1 polegada, modelo trava-gato, capazes de resistir a 10 tf de carga efetiva cada;
III ? travas frontais e laterais móveis que permitam regulagem adequada ao comprimento e largura do volume; e movimentos para frente e para trás;
IV ? para proporcionar facilidade de giro no sentido horário e evitar obstáculos no fundo original do semi-reboque, as travas frontais devem permitir movimento de 90o para dentro, ser fabricadas com buchas de 60 mm de diâmetro na base, adaptadas em um eixo trefilado aço SAE 1045, e devem ser capazes de proporcionar facilidade de giro no sentido horário.
Parágrafo único. A base do semi-reboque receberá marcação indicativa do seu centro de gravidade, que deverá ser respeitada durante o carregamento.
Art. 4o Os semi-reboques, inclusive os bitrens, em operação até a data de publicação desta Resolução, poderão substituir os requisitos de segurança e travamento da carga previstos no art. 3º pelos seguintes, conforme anexo II:
I – duas travas de segurança reforçadas do tipo cunha para 10 t de carga efetiva em cada lateral da carroçaria, feitas no modelo LOC;
II – duas travas centrais de segurança reforçadas do tipo cunha à frente do bloco, com a mesma capacidade, feitas no modelo LOC;
III – amarração longitudinal e transversal, passando sempre na parte superior do bloco, por meio de duas correntes de ½ polegada, grau 8, tencionadas por meio de esticador de 1 polegada, modelo trava-gato, capazes de resistir a 10 tf de carga efetiva cada;
IV – as travas laterais e frontais devem ser móveis com regulagem adequada ao comprimento e largura do volume.
Art. 5o Os semi-reboques, inclusive os bitrens, já existentes deverão ser adaptados para o transporte de rochas ornamentais até seis meses após a entrada em vigor desta Resolução e apresentar Certificado de Segurança Veicular – CSV, emitido por entidade credenciada pelo DENATRAN, atestando que o semi-reboque atende aos requisitos de segurança estabelecidos por esta Resolução.
Art. 6o Independente do seu comprimento, os semi-reboques de três eixos, em tandem ou distanciados, com PBTC ? peso bruto total combinado superior aos limites legais da Resolução 210/06, já utilizados no transporte de rochas ornamentais, poderão realizar este transporte com até 57 t de peso bruto total combinado por até dezoito meses após a publicação desta resolução, desde que atendam o disposto ao artigo 101 do CTB.
Parágrafo único. Durante este perÃodo de transição, não serão aplicadas pela fiscalização, para estas configurações convencionais já existentes, as regras de limites de pesos e dimensões previstas no caput do artigo 1º, mas sim os limites de pesos por eixo e regulamentos estabelecidos para cargas indivisÃveis pelos órgãos de trânsito com jurisdição sobre a via.
Art. 7o As combinações de veÃculos de carga com PBTC igual ou inferior a 53 t, assim como os bitrens, poderão ser utilizadas no transporte de rochas ornamentais, sem necessidade de AET, desde que cumpram as exigências desta Resolução.
Art. 8º A partir da entrada em vigor desta Resolução, não será permitido no transporte de rochas ornamentais o uso de CVCs do tipo caminhão trator mais reboque ou combinações de veÃculos de carga com peso bruto superior a 57 t.
Parágrafo único. O bitrem poderá ser utilizado para o transporte de dois ou mais blocos, desde que trafegue com os semi-reboques simultaneamente carregados e obedeça às demais exigências desta Resolução.
Art. 9o O condutor de veÃculo ou combinação de veÃculos que transporta rochas ornamentais deverá ser aprovado e certificado em curso teórico e prático, especÃfico para a atividade, nos termos da normatização do CONTRAN.
§ 1o A carga horária mÃnima do curso será de 50 horas.
§ 2o O curso envolverá direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, legislação de trânsito, condução, acondicionamento e amarração de cargas indivisÃveis.
§ 3o O DENATRAN apresentará ao CONTRAN em noventa dias proposta de regulamentação do curso especializado.
§ 4o O certificado passará a ser exigido dos condutores de composições, adaptadas ou não, um ano após a data de publicação desta Resolução.
§ 5o O curso e a certificação serão renovados a cada cinco anos.
Art. 10. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.
Alfredo Peres da Silva
Presidente
Luiz Carlos Bertotto
Ministério das Cidades
Rui César da Silveira Barbosa
Ministério da Defesa
Salomão José de Santana
Ministério da Defesa
Carlos Alberto Ferreira Dos Santos
Ministério do Meio Ambiente
Valter Chaves Costa
Ministério da Saúde
Edson Dias Gonçalves
Ministério dos Transportes
Anexo 1