São Paulo, 10.12.08 – Uma festa bastante concorrida que reuniu cerca de 600 pessoas no Citibank Hall, em São Paulo (SP), ontem (9/12), marcou a Cerimônia de Entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC 2008 e do XI Prêmio NTC Fornecedores de Transporte.
O presidente da NTC&LogÃstica, Flávio Benatti, falou da crise econômica mundial e das ações desenvolvidas no primeiro ano que esteve a frente da entidade.
Ao mencionar a trajetória da Associação Nacional em 2008, ao renovou compromisso firmado ano passado, de continuar a levar suporte técnico aos empresários e oferecer instrumento para o ganho de produtividade, de qualidade e de resultados na atividade empresarial. ?Neste contexto encontram-se os estudos desenvolvidos pelo Departamento de Custos Operacionais e EstatÃsticas (Decope) da NTC&LogÃstica em 2008, sobre a defasagem do frete na carga fracionada, de lotação e de contêiner, além da pesquisa dos custos provocados pela restrição de circulação de caminhões nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Focando nestes princÃpios foram criadas na NTC as Câmaras Técnicas de Seguros e de Contêiner. Criamos também o Comitê tributário e a Comissão dos Jovens Empresários do Transporte e LogÃstica. e ainda reativamos as Câmaras Técnicas de LogÃstica e de Produtos Perigosos?, disse.
Com relação aos planos de 2009, Benatti disse que os projetos da NTC&LogÃstica serão ampliados. ?Vamos persistir na atuação regionalizada com a continuidade da realização de encontros de trabalho. As reuniões nacionais, também estão na agenda para continua atualizar o empresariado sobre tecnologia, segurança, responsabilidade civil e modelos de gestão, entre tantos outros?. Além da continuidade desses encontros de trabalhos serão promovidos o 2º Cruzeiro de Relacionamento Empresarial e a 17ª Edição da Fenatran (Feira Nacional de Transportes), informou Benatti.
Crise mundial
Ao se referir a crise econômica, Benatti, mostrou-se confiante com as condições do Brasil e na atividade produtiva, sobretudo no setor de transportes. ?Acreditamos em nossas empresas e na capacidade de recuperação da economia brasileira?, disse enfaticamente. ?Apostamos na retomada das atividades de produção num espaço relativamente curto de tempo, de tal forma que ainda no próximo ano o transporte rodoviário de cargas, que é um dos principais termômetros da economia, apresente crescimento ainda que modesto e que os nossos fornecedores aqui presentes tenham também superado os efeitos perversos da economia mundial neste momento. Acreditamos que resposta também será dada pelos setores produtivos de outros paises, mas principalmente confiamos nos agentes produtivos do Brasil, dentre eles os transportadores rodoviários de cargas que já têm longa experiência e tradição de sobreviver nas adversidades, disse Benatti.
Ao encerrar Benatti frisou: ?A minha palavra final é de esperança e de otimismo porque tenho confiança que a crise será superada, e a nossa economia retomará a estrada pavimentada do crescimento? p> O evento esteve prestigiado pelo presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade; o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; presidentes de federações e sindicatos de empresas de transportes do PaÃs; lideranças dos transportadores autônomos e empresários e executivos do transporte e de organizações fornecedoras de produtos e serviços para o setor.
Fonte: NTC e LogÃstica