São Paulo, 23.6.08 – O Rodoanel é o maior corredor de destino e origem de carga da América do Sul. Um dos principais benefÃcios da obra é o acesso ao Porto de Santos. Pelos cálculos da Dersa, sua implantação nos trechos oeste e sul vai trazer uma economia de R$ 2 bilhões por ano nos custos de transporte até 2010. Do ponto de vista ambiental, deve diminuir de 6% a 8% a emissão de poluentes na Região Metropolitana de São Paulo. Esses benefÃcios, porém, dependem da conclusão das obras complementares à via expressa, cujo custo equivale a um outro rodoanel, ou seja, R$ 4,7 bilhões. A principal obra a ser feita é o corredor da avenida Jacu Pêssego, que inclui a duplicação da avenida Papa João XXIII, em Mauá, onde desemboca o trecho sul. Nas condições atuais, a avenida recebe um tráfego de 470 veÃculos por hora. Com a chegada do Rodoanel, esse volume aumentará para 3 mil veÃculos por hora. Outra obra reivindicada pelos municÃpios do ABC, sobretudo por Santo André, é a interligação da avenida dos Estados com a Papa João XXIII. Esse trecho de apenas 2,9 km poderá absorver o tráfego de 2.500 veÃculos por hora, que hoje se utilizam da avenida Padre Manoel da Nóbrega, onde há uma cancela de passagem de trem. O diretor de engenharia da Dersa, Paulo Vieira de Souza, confirmou ao Valor que a obra será executada, embora ainda não haja uma posição oficial sobre o assunto. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão que articula polÃticas públicas da região, já entregou à Dersa projeto da Geométrica Engenharia com sete alternativas para construção desse trecho. Outra obra prevista no plano de ação conjunta do governo do Estado e da prefeitura é o alargamento da pista local da Marginal do Tietê e a construção de pista auxiliar e quatro pontos de transposição, com pontes e alças de acesso. O inÃcio da obra está previsto para 2009. “A Marginal do Tietê tem 23 km, mas é usada por automóveis em média apenas por 5 km. O objetivo é liberar esse tráfego local para a pista auxiliar”, diz Souza. O plano para a avenida dos Bandeirantes é criar duas faixas à esquerda junto ao canteiro central para tráfego exclusivo de caminhões.
Fonte:
Valor Econômico