São Paulo, 3.4.07 – O mercado de caminhões surpreende as estimavas das montadoras e fecha o primeiro trimestre com 25.751 veÃculos emplacados, volume 28% superior ao mesmo perÃodo de 2007, quando as vendas totalizaram 20.118 unidades, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de VeÃculos Automotores (Fenabrave). “O ritmo forte do setor agrÃcola e a facilidade de crédito estão impactando positivamente nas vendas de caminhões e isso faz crescer também a nossa produção de motores diesel”, disse Luis Pasquotto, diretor senior de mercado da Cummins do Brasil.
A fabricante de motores, que acabou de aumentar a capacidade da unidade de Guarulhos (SP), de 300 para 340 motores por dia já avalia a possibilidade de novos investimentos para a demanda futura e em novos produtos. “Para este ano esperávamos produzir 80 mil motores – 3,8% superior à s 77 mil unidades produzidas em 2007 – mas, com a alta demanda de caminhões o volume vai superar 90 mil unidades”, comentou o diretor da Cummins.
Em março as vendas de caminhões somaram 9.552 unidades, volume 17,02% superior aos 8.163 veÃculos que foram emplacados em fevereiro deste ano.
As vendas de ônibus também apresentaram resultados positivos no primeiro trimestre do ano, com crescimento de 16,36%. De 4.206 unidades, volume veÃculos emplacados saltou para 4.894 unidades no acumulado até março.
Incluindo as vendas de automóveis (511.406 unidades) e comerciais leves (106.112 unidades) o total de veÃculos comercializados no PaÃs no primeiro trimestre foi de 648.163 unidades – o dobro do volume emplacado em 2002, que foi de 334,6 unidades -, e 31,42% acima das 493.190 unidades vendidas nos três primeiros meses de 2007.
Mercado de motos
O setor de motocicletas também apresentou saldo positivo de vendas no mercado brasileiro no primeiro trimestre, com 435.728 unidades, 18,57% acima das 367.499 unidades vendidas nos três primeiros meses de 2007.
Implementos rodoviários obteve expansão de 19,93% nas vendas, com o total de 9.834 unidades, ante 8.200 unidades de igual perÃodo de 2007. Fonte: Gazeta Mercantil