Você pode ajudar no trânsito

Florianópolis, 10.3.07 – Trânsito também é assunto de gente pequena. Por isso, o Diário Catarinense oferece a seus leitores mirins este caderno, com uma linguagem mais acessível para incentivar as crianças a fazer as ruas deixarem de ser tão perigosas. Na primeira página, estão algumas dicas de como cada criança pode agir para se proteger. O caderno também oferece um teste para a criança avaliar se o pai e a mãe estão preocupados com a segurança no trânsito. No final, o DC oferece passatempos para o pequeno leitor levar à sala de aula e dividir o que aprendeu com os colegas.
Um dos problemas grave do Brasil é a falta de segurança no trânsito. Quem anda de carro e quem caminha pelas ruas muitas vezes se comporta de forma errada. Por causa disso, pessoas morrem ou ficam machucadas.
Crianças como você também sofrem com esse comportamento ruim. A cada ano, 2,5 mil meninos e meninas com até 14 anos morrem no país em acidentes de carro.
Cada vez que entra em um automóvel ou atravessa uma rua, você se torna parte do trânsito. Isso significa que, mesmo sem ter idade para dirigir, pode fazer várias coisas para deixar o trânsito mais seguro.
Para começar, você tem como tomar alguns cuidados simples para se proteger de acidentes. Mas não é só isso. Você também pode ajudar outras pessoas, contando a elas qual é a melhor maneira de se portar no trânsito e insistindo para que seus pais tenham sempre muito cuidado na rua e na estrada.

UM BOM PEDESTRE

Se você tem até 10 anos, atravesse de uma calçada a outra de mãos dadas com um adulto.
Se é mais velho, você pode atravessar sozinho. Mas cuidado! Olhe para os lados e só caminhe quando não houver nenhum carro por perto.
Tente atravessar na faixa de pedestres, porque nela os motoristas têm obrigação de parar e esperar você cruzar a rua.
Muitas esquinas têm uma sinaleira para pedestre. Ela acende duas cores. Quando surgir o verde, você pode atravessar.

BICICLETA COM SEGURANÇA

Não tem nada mais legal do que ganhar bicicleta. Mas você precisa lembrar que bicicleta não é só brinquedo, também é um veículo. Você tem de ter muito cuidado ao usá-la.
A bicicleta é perigosa porque você pode se machucar se cair. Para se prevenir, o melhor é usar capacete.
Use outros equipamentos de segurança: joelheiras, luvas e munhequeiras.
Os pés devem alcançar o chão quando você estiver na bicicleta.
Prefira lugares próprios para bicicletas, em praças e parques. Pare em todos os sinais vermelhos.

MOTO NÃO É PARA VOCÊ

As motos são muito desprotegidas. As pessoas podem ficar machucadas se caírem. Evite andar de carona em moto.
Só aceite ir de moto se tiver mais de sete anos e for muito necessário. Nesse caso, você tem de estar protegido. Use um capacete e se segure bem no piloto.
O capacete precisa ser do tamanho certo para a cabeça. Tem de ser confortável. Não pode ser apertado nem ficar solto, balançando. As tiras devem ficar bem ajustadas debaixo do seu queixo.

DENTRO DO CARRO

Sente-se no banco de trás, mesmo que ninguém mais esteja no carro além de você e do motorista. Pela lei, só crianças com mais de 10 anos podem ir no banco da frente.
No carro, coloque o cinto de segurança, mesmo se o passeio for curto. Muitos acidentes acontecem perto de casa e em velocidade baixa. Não dá para descuidar.
O veículo só pode arrancar quando todo mundo estiver de cinto.
Você tem irmão menor? Ele também vai atrás, mas em uma cadeirinha especial. Para criança pequena, é perigoso não usá-la, porque os cintos são para pessoas grandes.

Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post