Joinville, 8.12.09 – Desde sexta-feira, 4 de dezembro, a Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho entre Curitiba (PR) e Palhoça (SC) formado pelo Contorno Leste de Curitiba (BR-116) e pelas rodovias BR-376 e BR-101, faz a operação especial para a temporada de verão, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados do Paraná e de Santa Catarina.
No período entre 4 de dezembro deste ano e 1º de março de 2010, a concessionária fará um reforço de toda a estrutura operacional, conforme já vem realizando nos feriados durante o ano. A diferença é que nesses três meses de temporada, a operação especial não será exclusividade dos feriados. A operação especial inclui reforço operacional e de viaturas de atendimento ao usuário, além de aumento no efetivo de arrecadadores nas cinco praças de pedágio da concessionária.
As ações adotadas pela Autopista Litoral Sul pretendem atender à demanda dos usuários, garantindo a sua segurança e evitando transtornos durante o período de férias. Durante toda a temporada de verão, o movimento no trecho administrado pela concessionária aumenta consideravelmente devido ao fato de ser a principal via de acesso ao litoral do estado de Santa Catarina, conhecido por suas belezas naturais e muito procurado pelos catarinenses e moradores de estados próximos, como Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Reforço operacional
Em todos os fins de semana, além dos onze guinchos que normalmente operam no trecho, a concessionária colocará outros 15 à disposição para reforçar o atendimento, todos eles de empresas parceiras. Também será reforçado o número de arrecadadores em todas as praças de pedágio e será feita a venda antecipada de tickets de pedágio nas praças.
Paralisação das obras
As obras executadas pela concessionária serão paralisadas sempre às 14h de sexta-feira, com retorno somente às 8h de segunda-feira. No período entre o Natal e o Ano Novo as obras serão paralisadas em tempo integral. Já no feriado de Carnaval, a paralisação tem início no dia da véspera e termina no dia seguinte ao recesso.
Outros recursos
Durante a temporada, os sete painéis de mensagens variáveis da Autopista Litoral Sul serão utilizados para fornecer informações sobre as condições de tráfego aos usuários, bem como oferecer dicas de segurança e educação no trânsito. As informações sobre as condições do trecho também podem ser obtidas pelo telefone 0800 725 1771, mesmo canal de solicitação dos serviços da concessionária.
Orientações
A Autopista Litoral Sul orienta os motoristas para que não utilizem os acostamentos para trafegarem, deixando o espaço livre para passagem das viaturas operacionais que realizam o atendimento no trecho. Além disso, a concessionária sugere que os usuários levem água e outros mantimentos durante a viagem para o caso de lentidão no fluxo. Essas orientações devem ser seguidas não apenas durante a temporada de verão, mas ao longo de todo o ano, seja em feriados ou dias de semana.
Pedágio
Todas as cinco praças de pedágio da Autopista Litoral Sul estão operando:
– Km 637 da BR-376, no município de São José dos Pinhais (PR);
– Km 1 da BR-101, no município de Garuva (SC);
– Km 79 da BR-101, no município de Araquari (SC);
– Km 159 da BR-101, no município de Porto Belo (SC);
– Km 221 da BR-101, no município de Palhoça (SC).
A cobrança é feita nos dois sentidos e as tarifas são as que seguem abaixo na tabela:
|
Categoria |
Tipo de Veículo |
Eixos |
Rodagem |
Multiplicador da |
TARIFA (R$) |
|
|
1 |
Automóvel, caminhonete e furgão |
2 |
Simples |
1 |
1,10 |
|
|
2 |
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão |
2 |
Dupla |
2 |
2,20 |
|
|
3 |
Automóvel com semi-reboque e caminhoneta com semi-reboque |
3 |
Simples |
1,5 |
1,65 |
|
|
4 |
Caminhão, caminhão-trator, caminhão trator com semi-reboque e ônibus |
3 |
Dupla |
3 |
3,30 |
|
|
5 |
Automóvel com reboque e caminhoneta com reboque |
4 |
Simples |
2 |
2,20 |
|
|
6 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
4 |
Dupla |
4 |
4,40 |
|
|
7 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
5 |
Dupla |
5 |
5,50 |
|
|
8 |
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque |
6 |
Dupla |
6 |
6,60 |
|
|
9 |
Motocicletas, motonetas e bicicletas a motor |
2 |
Simples |
0,5 |
0,55 |
Fonte: Imprensa OHL