Florianópolis, 4.1.10 – Durante os vinte e quatro dias da operação especial, iniciada em 11 de dezembro, a PRF registrou 1536 acidentes, 937 feridos e 46 mortes nas rodovias federais catarinenses. Dessas mortes, 35%, foram em decorrência de colisões frontais, uma das principais causas de morte em acidentes de trânsito. As colisões traseiras, os atropelamentos e as colisões transversais foram os outros tipos de acidentes mais violentos. O número de acidentes e de vítimas poderia ter sido ainda maior. A atuação preventiva e repressiva da PRF resultou na fiscalização de 19.790 veículos, na emissão de 9.865 multas, na apreensão de 228 CNHs e na prisão de 65 pessoas por dirigirem embriagadas.
Além dos trabalhos visando a segurança do trânsito e o atendimento de ocorrências, a PRF apreendeu mais de dois quilos de crack, cinco armas de fogo e 72 munições. Houve 138 prisões por motivos diversos, sendo 92 pessoas presas pela prática de crimes de trânsito. Nesse aspecto, destaca-se que 70% das prisões se referem a casos de embriaguez ao volante. Especificamente no feriado de reveillon, de 30 de dezembro de 2009 a 03 de janeiro de 2010, ocorreram 320 acidentes, resultando em 190 feridos e nove mortes. No ano anterior, foram 365 acidentes, 200 feridos e 4 mortes. Assim, enquanto o número de mortes mais do que dobrou, houve uma redução de 12% no número de acidentes e de 5% no número de feridos. O grande aumento do número de mortes pode ser justificado por duas colisões frontais que vitimaram seis pessoas fatalmente, um deles na BR 282, em Vargem Bonita, que provocou quatro mortes, e outro na BR 470, em Ponte Alta, com duas mortes.
O feriado do reveillon também foi marcado pelo grande fluxo de veículos nas rodovias federais de Santa Catarina, especialmente na BR 101 devido à grande circulação de turistas na região litorânea.
Durante o feriado prolongado, marcado por dias ensolarados e com altas temperaturas, o trânsito teve um aumento substancial no fluxo de veículos, principalmente no domingo. Houve a formação de congestionamentos em diversos pontos, podendo-se destacar as filas entre Garuva e a divisa com o Paraná, Tijucas e Navegantes e Paulo Lopes e Palhoça. Fonte Nucom/PRF
Compartilhe este post