Pelo menos 27 pessoas foram presas até as 10h desta segunda-feira suspeitas da participação em roubos em Santa Catarina. As prisões fazem parte da Operação Tijucas, que busca envolvidos com a ação de uma quadrilha que age principalmente em cidades do Litoral Norte catarinense. Os presos teriam ligação com o roubo de cargas e sequestros, além da receptação de produtos roubados. De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil catarinense, Maurício Eskudlark, as detenções ocorreram em Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí, no Litoral Norte; Blumenau e Gaspar, no Vale do Itajaí; São Lourenço do Oeste, no Oeste; e Lages, na Serra.
Foram apreendidas armas, munição, produtos que teriam sido roubados e dinheiro referente à revenda de itens levados das vítimas. Os suspeitos e o material estão sendo encaminhados à Central de Polícia em Balneário Camboriú. Os presos devem prestar depoimento nas próximas horas.
Assalto
Eskudlark adiantou que um dos detidos participou do assalto em um edifício em Balneário Camboriú, há algumas semanas. A identificação da participação dele foi possível depois que a polícia escutou uma ligação em que o suspeito tentava revender uma televisão roubada. Ele teria citado a origem do aparelho.
Até o final do dia, a polícia espera cumprir o restante dos 33 mandados de prisão e os cerca de 10 mandados de busca e apreensão.
Investigação
Conforme o delegado, a ação da quadrilha era investigada havia pelo menos seis meses, após o registro de três roubos a fazendas em Tijucas e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
Em todas as ações, ressalta Eskudlark, os bandidos foram violentos. A partir da sequência de assaltos, a polícia conseguiu identificar alguns suspeitos e conseguiu, junto à Justiça, mandados de prisão.
Os investigadores esperam, após os depoimentos, conseguir desarticular o restante da quadrilha e esclarecer outros crimes no Estado. A Operação Tijucas é coordenada pelo delegado Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Pela manhã, o policial divulgou que também são cumpridos mandados contra suspeitos de integrarem a quadrilha em Clevelândia (PR) e Iraí (RS).
Fonte: DIARIO.COM.BR