Florianópolis, 22.9.11 -“O melhor é cooperar, todo mundo ganha um pouquinho junto”,disse o psicólogo, Moacir Borba Júnior ao fazer palestra sobre Saúde Emocional, para os associados da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuodos Empresários do Transporte de Santa Catarina (Transpocred), em Florianópolis, ontem à noite. A ação faz parte do Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados (Progrid), que tem a finalidade de difundir o cooperativismo, educação financeira e possibilitar mudanças de comportamento.
Borba Júnior enfatizou que é preciso queas pessoas passem a ajudar o outro, a visitar as pessoas de suas relações –família, amigos ou colegas de trabalho, a contribuir com o outro, a valorizar as pessoas. Atitudes que valem tanto para as empresas como para os indivíduos. Segundo ele, só o resgate desses valores para combater o individualismo exagerado o culto à imagem e a rotina estressante.
Para o psicólogo, a saúde emocional não vem do equilíbrio da vida, mas de morrer para as coisasvelhas e poder nascer par as novas, saber ouvir o outro, ter resiliência,saber se transformar e aprender com o sofrimento. “Saúde tem a ver com a capacidade de se renovar de tempos em tempos. Quem mais sobrevive é a espéciemais sensível às mudanças. Não é o mais inteligente, não é o mais forte. Esse alerta vale para as pessoas, para as empresas e para os pais”, defendeu Borba Júnior. São três pontos, segundo ele, que definem as pessoas que conseguem sobreviver melhor ao estresse da vida e do individualismo, amor, sonhos e fé. Quem ama, sonha e tem fé sempre tem muitos motivos para vencer os desafios impostos pela vida diária.
Fonte: Imprensa Fetrancesc
