Fábricas incorporam ações do Despoluir

Fábricas incorporam ações do Despoluir

Florianópolis, 8.11.11 – O técnico do Despoluir, Fábio da Costa, realizou aferições em 40 veículos, da empresa Buschle e Lepper, em Joinville e Blumenau. Desses veículos, todos foram aprovados. “A empresa tem cuidados com a regulamentação dos veículos e com o meio ambiente em geral. O que é importante para todos”, declara Costa.
A Buschle e Lepper possui em suas instalações um sistema de reaproveitamento de água, utilizada na lavação de galões reutilizados e existe ainda um lago com vários peixes o que demonstra a qualidade e pureza da água. Todo este processo, inclusive as aferições do Despoluir, são acompanhadas por engenheiros químicos e ambientais.
O Despoluir Programa Ambiental do Transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/ Fetrancesc  tem sido adotado pela indústrias e empresas de serviço como parte de seus programas de educação ou gestão ambiental. Veículos que são aprovados, recebem o selo Despoluir que é uma garantia de que o caminhão está em conformidade com a legislação ambiental.  

Unidade do Despoluir estará em Concórdia, Seara, Joaçaba, Faxinal dos Guedes e Vargem Bonita neste mês

Neste mês, as empresas da região do Oeste e meio Oeste, também realizam aferições pelo Despoluir em seus veículos. No dia 21 de novembro, o técnico, André Piffer, estará fazendo aferições na Coopercarga em Concórdia. No dia 22 e 23 será a vez da cidade de Seara na Seara Alimentos. No dia 24 em Joaçaba, na Specht Produtos Alimentícios. Na Bragagnolo, em Faxinal dos Guedes, nos dia 25 e 26 e para finalizar o mês de novembro, dias 28 e 29 na Celulose Irani em Vargem Bonita.
O trabalho das unidades móveis do Despoluir, equipadas com o opacímetro, é verificar o nível de opacidade da fumaça resultante da queima de combustível. Esse equipamento indica se o veículo está emitindo poluentes e infringindo a lei ambiental. Na maioria das vezes, isso ocorre por desregulagem do motor, falta de manutenção do veículo ou erros na própria condução.
Quando é reprovado, o proprietário precisa corrigir esses problemas para o veículo voltar aos padrões ambientais, além de que isso vai também economizar o consumo de diesel e até com menos gastos com manutenção. As empresas que estiverem interessadas devem entrar em contato e marcar uma visita com o Sindicato da sua região. Informações para agendar aferições através dos Sindicatos ou informações pelo telefone (48) 3248 1104.
Fonte: Katherine Dalçóquio da Silva/ Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post