Gargalo só muda de lugar na 405

Gargalo só muda de lugar na 405

Florianópolis, 22.9.11 – A terceira faixa da SC-405 deve desafogar o trânsito a partir do Elevado da Seta, mas, para lideranças comunitárias, como o presidente da Associação de Moradores do Campeche, Ataíde Silva, será apenas uma transferência dos gargalos da via. Isso porque a nova faixa vai só até o Trevo do Rio Tavares, antes das praias.
Outra preocupação do presidente da associação é com a segurança dos motoristas. A pista terá três faixas reversíveis controladas por sinaleiras, ou seja, que podem trocar de sentido.
Durante o inverno, pela manhã duas serão em direção ao Centro e uma ao Sul, mas na temporada será ao contrário, porque nesse período o fluxo é maior para as praias.
– Vai ter que ser muito bem sinalizado, porque os turistas não estarão acostumados com esse tipo de sistema – analisa Silva.
O comandante do posto da PMRv do Sul da Ilha, Jairo Gonçalves Cabral, diz que o motorista será bem avisado, com a instalação de seis semáforos entre o Supermercado Imperatriz e o Trevo do Rio Tavares. Com sua experiência no trânsito, acredita que a terceira faixa vai amenizar os congestionamentos, mas a solução para o problema seria a duplicação.
A professora da UFSC Lenise Grando Goldner acredita que o ideal seria duplicar a via e construir ciclovias, mesmo que, para isso, fosse necessário mais tempo. Segundo a engenheira de tráfego, falta o governo planejar com base em estudos de origem e destino, o que não é feito na cidade desde 1976.
– Os governantes em Florianópolis se preocupam em resolver questões imediatas. Querem soluções em curto prazo e não planejam. As distâncias entre as comunidades são pequenas, ideais para serem percorridas de bicicleta – analisa a professora, sobre uma das reivindicações dos moradores, que não foi atendida.

Acesso ao novo terminal do aeroporto seria uma solução

De acordo com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, a responsabilidade pela ausência de uma ciclovia junto à terceira faixa é da administração anterior, que licitou o projeto em fevereiro de 2009.
O secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, aponta como solução definitiva para o trânsito na região a construção do acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, que formará um anel da Avenida Diomício Freitas com o Sul da Ilha, pelo Bairro da Tapera. Ele estima o lançamento do edital da obra de R$ 106 milhões em 15 dias.
A prefeitura de Florianópolis estuda construir um elevado no Trevo do Rio Tavares, segundo o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros. Mas a obra pode virar um paliativo, pois apenas jogaria o gargalo mais para a frente.
Fonte: Diário Catarinense

Compartilhe este post