Presidentes das federações empresariais e governador Colombo assinam pacto pela competitividade

Presidentes das federações empresariais e governador Colombo assinam pacto pela competitividade

Florianópolis, 23.9.11 – Oos presidentes das federações que integram Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) e o governador Raimundo Colombo assinaram nesta sexta-feira (23) o Pacto pela Competitividade com o objetivo de alinhar ações com vistas à melhoria da competitividade da economia catarinense, priorizando iniciativas e investimentos em educação e inovação. O acordo também envolve o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e o Fórum Parlamentar Catarinense.
Assinaram o presidente da Fiesc, Glauco José Corte,  da Federação dos Transportes (Fetrancesc), Pedro Lopes, presidente do Fecomércio, Bruno Breithaupt, da Agricultura (Faesc), José Zeferino Pedrozo,  da Facisc, Alaor Tissot, das Câmaras Lojistas (FCDL), Sérgio Medeiros, além de Alcides Andrade, representando o presidente da Fampesc, Márcio Manoel da Silveira.
“Precisamos melhorar a competitividade da economia de Santa Catarina e não só do setor industrial. É necessário criar um ambiente de negócios mais favorável aos investimentos e o governo compreendeu que é preciso unir o setor privado e o público para fazer um trabalho de parceria. Pretendemos ter novos e maciços investimentos em educação e inovação para melhorar a competitividade do governo e das empresas. Podemos avançar juntos em questões que temos grande consenso como a educação e o governo é parte essencial desse esforço”, afirmou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.
“A assinatura é consciente. Nos comprometemos em não aumentar impostos e de reduzir aonde for possível”, afirmou o governador, Raimundo Colombo, durante a assinatura do pacto. Ele defendeu a participação do Sistema S na melhoria da qualificação profissional em Santa Catarina e disse que acordo é muito importante para potencializar o crescimento da economia de Santa Catarina pelo viés da inovação tecnológica. “O estado tem um potencial enorme e hoje damos um passo sólido para dar condições de geração de oportunidade especialmente para os jovens”, ressaltou.
Entre as propostas do pacto estão o compromisso do governo do estado de não criar novos tributos ou ampliar as atuais alíquotas, promover ações para a redução da carga tributária no setor empresarial; realizar seminário para incrementar a interatividade das partes envolvidas e formar grupos de trabalho interativos visando à formulação de propostas destinadas à melhoria da competitividade da economia catarinense.
O acordo utilizará como balizador a agenda Desenvolvimento SC: uma visão da Indústria, trabalho lançado em 2010 compropostas para o crescimento sustentável do estado.
Projetos do governo: na reunião, o secretário de desenvolvimento econômico e sustentável, Paulo Bornhausen, apresentou aos empresários os projetos que fazem parte do Programa SC@2022, que compreende ações na nas áreas de educação, inovação e meio ambiente.  Fonte: Imprensa Fiesc/Fetrancesc

 

PACTO PELA COMPETITIVIDADE DE SANTA CATARINA

O Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado

do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Entidades Empresariais que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina – COFEM: Federação das Indústrias do Estado Santa Catarina – FIESC, Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina – FECOMÉRCIO, Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – FAESC, Federação dos Transportes do Estado de Santa Catarina – FETRANCESC, Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Santa Catarina – FACISC, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Santa Catarina – FCDL, Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina – FAMPESC, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina- SEBRAE/SC, Fórum Parlamentar Catarinense,

CONSIDERANDO a importância da competitividade para o crescimento da economia e para o seu desenvolvimento sustentável;

CONSIDERANDO que a empresa catarinense é elemento central para o desenvolvimento que se deseja para o Estado;

CONSIDERANDO que a economia catarinense tem sofrido efeitos fortes da crise internacional;

CONSIDERANDO que o Governo do Estado de Santa Catarina possui estrutura, condições institucionais e técnicas de desenvolver parcerias com o setor produtivo para a melhoria da competitividade do ambiente econômico-empresarial;

CONSIDERANDO o compromisso do Governo do Estado de não criar novos tributos ou ampliar as atuais alíquotas;

CONSIDERANDO a intenção das Federações Empresariais Catarinenses que compõem o Conselho das Entidades Empresariais e o Governo do Estado de Santa Catarina de focar e melhorar a competitividade sistêmica de Santa Catarina,

RESOLVEM:

Alinhar ações para a melhoria da competitividade da economia catarinense, priorizando iniciativas e investimentos em educação e inovação;

Promover ações para a redução da carga tributária no setor empresarial;

Utilizar como balizador de ações o documento “Desenvolvimento SC – Uma visão da Indústria”;

Realizar Seminário para incrementar a interatividades das partes envolvidas; e

Formar Grupos de Trabalho interativos visando a formulação de propostas destinadas à melhoria da competitividade da economia catarinense.

Florianópolis, 23 de setembro de 2011

Os signatários do Pacto:

Governo do Estado Santa Catarina – Governador Raimundo Colombo

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – Secretário Paulo Roberto Bornhausen

FIESC – Presidente Glauco José Côrte

FECOMÉRCIO – Presidente Bruno Breithaupt

FAESC – Presidente José Zeferino Pedrozo

FETRANCESC – Presidente Pedro José de Oliveira Lopes

FACISC – Presidente Alaor Francisco Tissot

FCDL – Presidente Sérgio Alexandre Medeiros

FAMPESC – Presidente Márcio Manoel da Silveira

SEBRAE/SC – Diretor Superintendente Carlos Guilherme Zigelli

Fórum Parlamentar Catarinense – Deputado Edinho Bez

Compartilhe este post