Triagem e senha devem ser adotados para caminhões na descarga de grãos no Porto de Imbituba

Triagem e senha devem ser adotados para caminhões na descarga de grãos no Porto de Imbituba

Florianópolis, 26.2.14 – Nos próximos dias deverá ser estabelecido um sistema de triagem com distribuição de senha aos motoristas para a descarga de grãos no porto de Imbituba. Essa foi a solução apontada na reunião, na noite de ontem, na SC Parcerias, entre o presidente do órgão estadual, Paulo Cesar Costa, o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, o prefeito de Imbituba,  Jaison Cardoso, o presidente do Porto, Rogério Pupo e assessores. A definição de como será feito esse trabalho para atender à grande demanda do desembarque de grãos vai começar a ser feita hoje, em nova reunião, disse o presidente da Fetrancesc.  
Com uma área para triagem e a distribuição de senha haverá mais segurança e conforto ao motorista, destacou Lopes. Além disso, também deve organizar o envio da carga lá da origem, já que o Terminal tem capacidade restrita. E isso foi o problema desde o início do mês quando o embarcador começou a enviar soja para a exportação via Imbituba. 
Na sexta-feira passada, Lopes esteve no Porto para tentar achar uma solução e lá encontrou uma situação insustentável, pois havia mais de 200 caminhões à beira da rodovia, esperando quatro ou cinco dias sem poder descarregar, pois o Terminal só podia atender a cerca de 10 caminhões por dia. Com isso, houve aumento do preço da diária do centro de triagem, da alimentação e os motoristas não tinham onde tomar banho, o que gerou revolta. E Lopes disse ainda que precisava haver uma solução, porque os caminhões passaram a ser silos dos embarcadores e compradores do produto.
Na reunião de ontem, também ficou acertado que depois deste atendimento emergencial, “faremos um planejamento de médio e longo prazo com a estrutura adequada para que o Porto de Imbituba possa operar com qualidade no desembarque e o embarque em navios dos grãos.
Fonte: JP/Imprensa Fetrancesc
Fotos: Divulgação

Compartilhe este post