Caminhões velhos nas ruas

Florianópolis, 8.1.15 – Para o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, um dos maiores riscos de falta de segurança nas estradas e ruas no país é o excesso de caminhões velhos rodando. Enquanto no primeiro mundo a idade média é de sete anos, no Brasil há 300 mil caminhões com mais de 30 anos. Cada veículo desses polui como 36 dos mais modernos. Fonte Estela Benetti.

Valor do IPVA mais alto para caminhões mais velhos e isenção para os novos

Um equivoco, para o presidente da montadora é os governos estaduais darem isenção de IPVA para veículos velhos e elevar o tributo para veículos novos, quando em outros países,  em que  os mais antigos pagam valor mais alto até como forma de fazer o proprietário troca-lo.
Schiemer afirma que entende o motivo de muitos caminhões velhos, pois não há financiamentos para os motoristas autônomos de caminhão. Então, a solução é um Programa de Renovação de Frota, que deveria ser encabeçado pelo governo, defende o presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Se eu fosse o governo brasileiro investiria nisso”, enfatiza o executivo, porque tem muitas vantagens como veículos que rendem mais, menos poluição, menos gasto de combustível e mais segurança. Além disso, ajudaria a fomentar a economia.
A montadora tem participado desse debate, mas que segundo Schiemer, não tem avançado em uma proposta e isso já se arrasta há 10 anos.
A montadora tem atuado em duas frentes na questão ambiental com investimento em pesquisas e novas tecnologias, inclusive com ajustes nos atuais motores dos veículos comerciais.
 A introdução da tecnologia do Euro 5 fez elevar o preço do caminhão e isso ajudou a derrubar as vendas dos veículos de carga.
E o segundo foco é a segurança dos motoristas para reduzir os acidentes. Para ele é necessário que se resgate esses profissionais pela importância que têm, que hoje estão marginalizados e por isso há falta deles no mercado de trabalho. “Estamos trabalhando muito forte para ajudar o motorista a tomar as decisões certas para evitar acidentes. Vamos ter muitas novidades. Temos falta de motoristas. Treinamentos técnicos, caminhão com câmbio automático e sistema de segurança. Um dos pontos mais importante é quem dos fabricantes pode atender melhor o caminhoneiro. Site Fetrancesc.

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