Clipping Imprensa – Dnit aguarda verba para desapropriar na 470. ANTT fixa prazo para criação de pontos de descanso para caminhoneiros em rodovias federais

Clipping Imprensa – Dnit aguarda verba para desapropriar na 470. ANTT fixa prazo para criação de pontos de descanso para caminhoneiros em rodovias federais

Blumenau, 10.3.15 – A superintendência de Santa Catarina do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aguarda a liberação de R$ 30 milhões para desapropriar terrenos ao longo da margem da BR-470. A medida é necessária para retomar a pleno vapor a duplicação da rodovia federal nos lotes 3 e 4, entre Gaspar e Indaial, onde pouca movimentação foi vista desde o fim do ano passado.
A informação foi repassada na tarde desta terça-feira pelo superintendente Vissilar Pretto aos prefeitos de Rodeio, Indaial, Blumenau e Gaspar, que uniram forças para cobrar do órgão federal em Florianópolis. Vissilar disse que a demora na liberação do dinheiro tem relação com o fato do orçamento da União de 2015 ainda não ter sido aprovado. Não há prazo para que isso ocorra.
Segundo o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o superintendente também foi questionado em relação ao impacto que os problemas financeiros do governo federal podem trazer para o andamento da obra. Sem falar em valores, Vissilar disse que tem empenhado verba suficiente para tocar a obra até o fim do primeiro semestre.


Melhorias em trevos

A boa notícia que veio da reunião fica por conta das melhorias que o Dnit disse que vai fazer em importantes trevos da BR-470 na nossa região. Entre eles estão os trevos de Gaspar, Pomerode/Badenfurt e Indaial. Até julho deve haver nova sinalização, pavimentação e correção de traçado. Fonte: Blog Pancho.


Comitiva do Vale do Itajaí tenta derrubar possibilidade de ferrovia passar pelo Norte do Estado

Lideranças de Itajaí e região participaram na manhã desta terça-feira de uma reunião com o governador Raimundo Colombo (PSD) para pedir que o traçado da Ferrovia do Frango, ou Ferrovia da Integração _ nome mais pomposo que a obra recebeu recentemente _ tenha mantido no projeto o traçado original, ligando Dionísio Cerqueira ao Complexo Portuário do Itajaí, passando pelo Vale.
A ideia é afastar a possibilidade de o trajeto ser deslocado para o Norte, como defendem algumas lideranças no Estado. A mudança poderia trazer um prejuízo considerável à região, já que a ferrovia deverá basicamente transportar carne congelada _ o principal foco de atuação dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes.
Enviar a carga para o Norte poderia, também, facilitar a concorrência de outros terminais como Itapoá e até mesmo Paranaguá, no Paraná.
O lobby foi encabeçado pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), a vice-prefeita da cidade, Dalva Rhenius (PSB), o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB) e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), além de representantes do empresariado de toda a região, do Porto de Itajaí e da Portonave.
O pedido foi para que além da questão técnica, seja levada em consideração também a questão política. A definição do traçado deve ocorrer entre 45 e 60 dias e, de acordo com o presidente da ACII, Eclésio da Silva, o governador acenou apoio à proposta da ferrovia via Vale do Itajaí. Blog Sol Diário.

   

ANTT fixa prazo para criação de pontos de descanso para caminhoneiros em rodovias federais

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos, disse nesta terça-feira que no prazo máximo de um ano todas as rodovias federais concedidas à iniciativa privada terão pontos de parada para descanso dos caminhoneiros. A construção dos locais de descanso para os motoristas profissionais consta na Lei do Caminhoneiro, sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff.
Segundo Bastos, no entanto, a medida deve elevar o preço dos pedágios, já que essas obras não estavam previstas no edital de licitação das rodovias concedidas antes da aprovação da nova lei. 

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— [A construção dos pontos de parada] é uma readequação a partir da Lei do Caminhoneiro. Com certeza, vai ter que haver um reequilíbrio [nos contratos], mas vai ser pequeno nas tarifas — explicou o diretor da ANTT após a primeira reunião do grupo de trabalho criado para debater as demandas que levaram os caminhoneiros a bloquear diversas estradas do país no mês passado.
De acordo com o diretor-geral da ANTT, nas rodovias administradas pelo poder público, a construção dos pontos de parada ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

Saiba o que muda com a nova Lei dos Caminhoneiros

— A implementação será feita junto com a iniciativa privada para que tenhamos o menor custo possível. Será em um prazo bem rápido. Acredito que em dois anos as rodovias do Dnit já vão estar com os pontos de parada estabelecidos.
A Lei do Caminhoneiro determina a publicação da relação dos locais de parada pelo poder público e condiciona a aplicação das penalidades aos motoristas que descumprirem a lei à divulgação dessa relação e de suas atualizações subsequentes relativamente a cada rodovia.
Segundo a lei, o poder público terá cinco anos para ampliar a disponibilidade dos locais de repouso e descanso nas estradas, inclusive por meio da exigência de sua abertura pelas concessionárias de rodovias e disponibilização de linhas de crédito.  

Fonte: *Agência Brasil

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