Clipping Imprensa – Ônibus que caiu em ribanceira não tinha autorização para trafegar pela BR-282

Clipping Imprensa – Ônibus que caiu em ribanceira não tinha autorização para trafegar pela BR-282

Florianópolis, 12.1.15 – O ônibus que despencou de uma ribanceira e matou nove pessoas em Alfredo Wagner, município da serra catarinense, não poderia circular pela BR-282 — rodovia onde aconteceu o acidente. Conforme previsto na autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedida à empresa Reunidas para operação da linha de Posadas, na Argentina, com destino a Florianópolis, o trajeto deveria seguir pela BR-470. Após Lages, o veículo deveria se deslocar para os municípios de Rio do Sul, Ascurra, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e, por fim, chegar a Florianópolis via BR-101.
A definição da rota é chamada de esquema operacional. Conforme o coordenador substituto nacional de Fiscalização do Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, Felipe da Silva Medeiros, a agência irá abrir um processo administrativo para verificar o porquê de o coletivo transitar pela rodovia não autorizada — e as punições pelo descumprimento vão desde multa até cassação da autorização do serviço.

Ônibus estava a 120km/h, o dobro da velocidade permitida
Lua de mel foi interrompida pelo acidente em Alfredo Wagner
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— Isso não quer dizer que a rodovia seja mais ou menos segura do que as outras — esclarece o coordenador.
Após a concessão de autorização pela ANTT, a empresa pode solicitar a alteração da rota e mudanças de pontos de parada. Porém, os coletivos só podem circular em outro trajeto mediante consentimento da agência. Segundo Medeiros, a Reunidas não havia pedido modificação na rota.
Após o acidente ocorrido na madrugada de domingo, uma equipe da ANTT se deslocou até Alfredo Wagner para verificar em quais condições aconteceu o acidente e coletar informações junto à Polícia Civil.
Zero Hora entrou em contato com a Reunidas e até as 12h50min não havia recebido uma posição da empresa.

Sete vítimas morreram no local:

Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)
Rubiane de Castro Carvalho, 29 anos (Passo Fundo)
Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo) 
Natália Anhaia da Silva, 15 anos (Soledade)
Pedro Paulo Schawb(Soledade)
Marione Kochenborger, 46 anos (Carazinho)

Duas passageiras morreram no Hospital de São José:

Marilaine Teixeira Schroeder, 31 anos (Passo Fundo)
Rosane Schneider(Carazinho)

Os feridos foram levados aos hospitais Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, Hospital de Alfredo Wagner, Hospital Regional de São Jose e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. 

Entenda o acidente:

Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:

 

Ônibus que caiu em ribanceira em Alfredo Wagner estava 122km/h no momento do acidenteDe acordo com a PRF, o ônibus caiu em uma ribanceira na BR-282, na altura de Alfredo Wagner, na madrugada de domingo, vinha respeitando as velocidades permitidas na rodovia, reduzindo a velocidade nas curvas e não ultrapassou os 80km/h em todo o trajeto entre Passo Fundo e Alfredo Wagner. Até que o tacógrafo registou um pico de velocidade, 122 km/h, justamente no momento do acidente.

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— Esse aumento repentino indica que o motorista vinha a uma média de 60 a 80 km/h e de repente aconteceu alguma coisa que o fez perder o controle. Pode ter sido uma falha mecânica, um freio que parou de funcionar, ou ele teve um infarto, dormiu no volante…A velocidade passou dos 120 km/h porque o trecho era de descida — avalia Luiz Garaziano, inspetor da PRF.
Ele ressalta que a velocidade permitida no local é de 60 km/h, portanto o ônibus ultrapassou o dobro do indicado.

 Governador Raimundo Colombo deu um forte recado aos secretários na primeira reunião do colegiado, realizada sexta, em Lages:

– Todas as áreas da administração direta terão que mensalmente realizar uma prestação de contas com seus custos fixos, que envolvem principalmente folha de pessoal; com as despesas variáveis, que incluem todos os contratos, que serão discutidos e avaliados; e com a programação dos investimentos do setor. Mensalmente, vamos ver o que dá para diminuir nos custeios, o que podemos cancelar nos variáveis e o que podemos aumentar. É uma mudança profunda, não é simples, mas estamos determinados, é uma mudança essencial para melhorar a qualidade da nossa gestão –, explicou Colombo.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira também participou do encontro. Cacau Menezes

·Da água para o vinho

Nos dois mandatos do ex-governador Luiz Henrique da Silveira e no primeiro mandato de Raimundo Colombo, a palavra de ordem era descentralização. Os tempos mudaram. Por recomendação de seus experts em administração, o governador reeleito adotou a centralização como norte de seu governo. Nada mais é decidido, especialmente gastos, sem que haja a aprovação do secretário central da área afetada. Se a despesa é um pouco maior, a canetada final terá que ser do próprio governador. Cacau Menezes  

Inquérito foi aberto na Polícia Civil da cidade de Alfredo Wagner para apurar motivo do acidente

 Inquérito foi aberto na Polícia Civil da cidade de Alfredo Wagner para apurar motivo do acidente

A Polícia Civil de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, já iniciou a investigação do acidente que matou nove pessoas e deixou 33 feridas na madrugada de ontem, quando um ônibus da Reunidas desceu uma ribanceira no km 109 da BR-282.

– Tentamos identificar se houve falha mecânica, como uma possível pane nos freios, ou se houve falha humana. Colhemos informações com pessoas que ajudaram no socorro às vítimas, analisamos o local do acidente com o Instituto Geral de Perícias (IGP) e vamos pedir a perícia no ônibus e ouvir todas as vítimas – detalha o responsável pela delegacia, Vanderlei Kanopf.

O trabalho da perícia, segundo Kanopf, é essencial para a conclusão do inquérito policial. É o IGP que vai traçar como foi a saída de pista e a queda do ônibus na ribanceira e detalhar se houve, por exemplo, frenagem ou não.

Vítimas também serão ouvidas

O perito criminal e gerente mesorregional do IGP de Lages, Rafael Gazola, afirma que o órgão realizou a análise criminalística no local logo após o acidente.

– Levantamos vestígios das condições da via, marcas de frenagem, pontos de possível colisão durante a queda e danos do veículo – detalha.

A Polícia Civil ainda vai solicitar a perícia nos freios e no tacógrafo do veículo e acredita que terá algumas respostas em 10 dias. O IGP confirma que com o pedido da polícia, um laudo estará pronto neste prazo.

Porém, o trabalho final deverá ficar pronto em 30 ou até 60 dias devido a complexidade do acidente – afirma o gerente do IGP.

 

BR-282: a matança continua

O trecho da BR-282, em Alfredo Wagner, onde se registrou o grave acidente de ônibus que causou a morte de nove pessoas, é conhecido como curva da morte. Sabem o que os burocratas de Brasília, do DNIT e do Ministério dos Transportes, fizeram desde que ali se registraram as primeiras tragédias? Nada!

O ônibus pode ter caído na ribanceira por cochilo ou imperícia do motorista. Pode ter havido algum problema mecânico. E até excesso de velocidade numa região que exige cuidados redobrados.

O problema é que o DNIT e o Ministério dos Transportes continuam ludibriando Santa Catarina com obras rodoviárias, exceção à ponte de Laguna. Se avaliar bem vive protelando obras essenciais, como as duplicações da BR-470 no Vale do Itajaí e da BR-280 no Planalto Norte. Obras que só aparecem em anos eleitorais, com licitações, ordens de serviço com foguetórios.

A duplicação da BR-282 é inadiável para poupar preciosas vidas humanas e evitar milhares de mutilados em acidentes graves. Mas é fundamental, também, para o escoamento de toda a produção do Oeste catarinense.

O DNIT tem aprovado um tal de Crema-2 para obras de restauração, alargamento, construção de terceiras faixas, sinalização e correção de curvas perigosas. Tirando trechos entre Santo Amaro e Lages, executado pela Sul Catarinense, o resto é só abobrinhas. Só fazem roçadas, com meia dúzia de gatos pingados cortando mato, como constata o engenheiro Ricardo Saporiti em auditorias para a Fiesc.

E o governador Raimundo Colombo, que vestiu a camisa de Dilma na campanha, não vai se movimentar em defesa de Santa Catarina? Moacir Pereira   

Esforço de Levy para economizar bilhões

Não está fácil para o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, definir os cortes dentro de um equilíbrio possível para economizar pelo menos R$ 66,3 bilhões este ano e alcançar o superávit primário de 1,2% do PIB. As pressões dos demais ministérios com peso econômico começam a pesar. O novo ministro das Minas e Energia quer negociar junto a bancos mais um empréstimo para as distribuidoras de R$ 2,5 bilhões, medida que a Fazenda quer evitar. Armando Monteiro assumiu a pasta do desenvolvimento dizendo que a indústria precisa de apoio para avançar em competitividade, o que coloca em perigo a mudança para mais da taxa de juros em linhas do BNDES. E segundo o ministro das Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos, o aperfeiçoamento do Simples, com a criação de novas etapas de impostos menores deve provocar uma redução de arrecadação de R$ 3,9 bilhões, informou o jornal O Estado de S. Paulo. Além disso, há muitas lideranças petistas insatisfeitas com os ajuntes anunciados na área social antes da virada do ano, como as mudanças no abono, seguro-desemprego e outras.

São ajustes que pesam, é claro. Mas só que são necessários no curto prazo porque não há dinheiro para tudo e, se o ajuste não for feito, não haverá retomada da do crescimento econômico e a tendência é piorar. As medidas são ortodoxas, mas parecem o remédio mais acessível. Foi assim que países como a Espanha e Portugal saíram da crise dos últimos anos

Na Junta Comercial

Designado pelo governador Raimundo Colombo para presidir a Junta Comercial do Estado, o executivo André Bazzo recebeu a missão de melhorar a atuação do órgão. A principal preocupação é sobre a demora para a abertura de empresas, Mas os atrasos maiores ocorrem nos licenciamentos ambientais e nos procedimentos que cabem às prefeituras, hoje com equipes reduzidas e, não raras vezes, com práticas de corrupção. Estela Benetti

Ponte

Recursos para a conclusão da ponte de Gaspar foram incluídos na última hora em uma medida provisória. Ao todo, R$ 14 milhões deverão ser liberados pelo Ministério das Cidades. Carolina Bahia: Brasília

Check list

Dentro de 15 dias, o novo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, deve desembarcar em Santa Catarina para uma visita às obras da ponte de Laguna. Carolina Bahia: Brasília

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