Clipping Imprensa – Operação de rotina na BR-101 fiscalizou 436 pessoas

Clipping Imprensa – Operação de rotina na BR-101 fiscalizou 436 pessoas

Balneário Camboriú, 11.2.15 – Uma operação de rotina foi realizada pelos órgãos da segurança na noite desta terça-feira (10), na BR 101, em Balneário Camboriú. Vários veículos foram notificados e alguns foram recolhidos.
Segundo informações do major do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Balneário Camboriú, Ronaldo de Oliveira, a blitz foi feita pelas policias Militar, Rodoviária Federal, Guarda Municipal e agentes de Trânsito de Balneário. 45 agentes participaram da operação.

Números

436 pessoas e 312 veículos foram fiscalizados, 143 testes de bafômetro foram feitos (duas pessoas foram presas por embriaguez), 20 carteiras de habilitação e 23 veículos foram recolhidos.
Foram registrados 12 termos circunstanciados por posse de drogas. Duas pessoas foram presas, pois estavam com mandado de prisão em aberto (os crimes ao qual respondem não foram divulgados) e um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo (revólver calibre 36 com 11 munições). Página 3  – 11.2.15.

 

Mudança atinge trabalhador com dispensa a partir do dia 28


Os trabalhadores cuja data da dispensa seja a partir de 28 de fevereiro vão enfrentar as novas travas no acesso ao seguro-desemprego. Essa data foi estabelecida pela Medida Provisória 665. Conforme o texto da norma, as novidades entrariam em vigor 60 dias depois da publicação da medida.
Sobre as mudanças, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou ontem que “as providências nesse sentido estão sendo tomadas” e que “o Sistema Mais Emprego está sendo adequado para atender às novas exigências no prazo estabelecido”.
A norma anterior exigia seis meses trabalhados nos últimos três anos para que o benefício fosse liberado pela primeira vez. Com a nova regra, que valerá a partir de março, o desempregado deverá ter recebido salários por, pelo menos, 18 meses nos últimos dois anos para fazer a primeira solicitação.
Para a segunda solicitação, serão 12 salários nos últimos 16 meses. Para a terceira, ele deverá ter recebido salários nos seis meses imediatamente anteriores à data da dispensa. Na prática, as novas normas prejudicarão quem está há menos tempo no mercado de trabalho.

Regra para pescadores entra em vigor em abril

O MTE destacou, ainda, que as regras relacionadas ao seguro do pescador artesanal têm vigência, conforme texto da MP 665, para o dia 1o de abril. A mudança no acesso ao seguro-desemprego foi uma das medidas para o ajuste das contas públicas anunciado no final de 2014.
Centrais sindicais e a oposição consideraram as mudanças um ataque aos benefícios trabalhistas. A mudança nas regras no seguro-desemprego pode diminuir o acesso ao benefício em mais de 25%, conforme levantamento divulgado em 16 de janeiro pelo Ministério do Trabalho. O cálculo foi feito a partir de uma simulação de como seria a concessão de benefícios se as novas regras fossem aplicadas na base de dados de 2014. No ano passado, o seguro foi solicitado por cerca de 8,5 milhões de pessoas. DC


Polícia investigará falha humana


Laudo do IGP descarta problemas mecânicos e aponta excesso de velocidade no ônibus da Reunidas que caiu em ribanceira e matou nove pessoas há um mês. Investigação agora vai coletar mais depoimentos.
O laudo pericial do Instituto Geral de Perícias (IGP) sobre o acidente do ônibus da Reunidas em Alfredo Wagner, que matou nove pessoas há exatamente um mês, revelou que os freios estavam aptos para uso no momento do acidente. A polícia não poderia então atribuir a um problema mecânico a causa da queda do veículo no quilômetro 109 da rodovia BR-282. A descoberta derruba uma das linhas de investigação, que agora deve averiguar se houve falha humana.
– Infelizmente, a pessoa que poderia mais acrescentar no relato do que aconteceu, o motorista, faleceu no acidente – disse o delegado de Alfredo Wagner, Vanderlei Kanopf.
Segundo ele, a análise do tacógrafo apontou que o veículo trafegou em alguns momentos acima do limite de velocidade da rodovia – 80 km/h. No trecho entre Lages e o ponto do acidente, houve momentos em que o ônibus chegou a estar a 95 km/h.
Segundos antes da colisão, às 3h17min da madrugada de domingo, o veículo chegou a 111 km/h, desacelerou para 82km/h com a derrapagem e atingiu o guardrail da rodovia, pouco antes de cair na ribanceira.
O motorista Marcos Machado faleceu no local devido a politraumatismos. Há relatos de passageiros que descrevem que ele teria gritado que estava passando mal e outro, contraditório, de que ele teria relatado estar sem freio. O laudo cadavérico do condutor, feito no IML de Lages, não apontou problemas de saúde do motorista anterior ao acidente, como mal súbito ou infarto. Diz que o motorista faleceu devido às múltiplas fraturas decorrentes do capotamento.
O delegado responsável vai ao Rio Grande do Sul, onde pretende entrevistar os sobreviventes do acidente para coletar mais relatos. Deve ouvir também as quatro pessoas que residem na Grande Florianópolis.
Kanopf acrescenta que, se houver mais de três ou quatro relatos sobre uma possível falta de freio, deve contestar o laudo da perícia mecânica para ver o que poderia ter levado a uma divergência.
Com o laudo emitido, a linha de investigação tentará analisar se o motorista teria se confundido no trecho, devido à neblina presente na descida da serra naquela noite ou se teria adormecido. O delegado Vanderlei Kanopf afirmou que vai pedir à empresa o cartão ponto do funcionário para averiguar se ele estava trabalhando mais horas do que o permitido, mas antecipou que, pelas informações preliminares, a rotina estava dentro da lei. Kanopf também vai entrar em contato com os familiares do motorista para checar se ele teve tempo de repousar antes de entrar no serviço.
A empresa Reunidas diz que só vai comentar o laudo quando o receber oficialmente, o que deve acontecer hoje. DC


Viagem para os EUA busca uma solução

Raimundo Colombo embarcou para os Estados Unidos em uma tentativa de colocar ponto final na novela da reforma da Hercílio Luz. Vai a Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, onde se reunirá com a direção da American Bridge, mesma companhia que construiu a ponte entre 1922 e 1926 e que pode ser contratada para a segunda etapa de restauração da estrutura. Repete os mesmos passos do então governador Luiz Henrique da Silveira em 2005, que também saiu de lá com um acordo para restauração. Dez anos depois e sem nenhum avanço substancial nas obras, a pressão da opinião pública só aumentou. Voltar de mãos abanando é que não dá.


Aliás


Vereador Tiago Silva (PDT) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores na segunda-feira para criticar a paralisação das obras do governo do Estado em Florianópolis. Antes, disse ele, o problema era a empresa que não cumpria o contrato na SC-403 e também na ponte Hercílio Luz. E agora, qual será a desculpa para tanta demora, questionou. Visor/DC.

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