Florianópolis, 6.11.14 – Quem circula pelo trecho sul da BR-101 já está acostumado a enfrentar longos engarrafamentos em Laguna, nos dois sentidos. É preciso paciência e esperar que os veículos ultrapassem a região do canal de Laranjeiras, o principal ponto de estrangulamento.
O tempo de arranca e para, nos sentidos Sul e Norte, nos finais de tardes de sextas e domingos, chega a, no mínimo, uma hora. A tendência é que esse tempo de espera seja ainda maior a partir de novembro, por causa da procura pelas praias. As obras da Ponte Anita Garibaldi estão em ritmo acelerado, mas sem chances de a travessia ser liberada antes de meados de 2015.
Nos dois pontos de estrangulamento, trechos Sul e Norte, antes de Laguna, nem sempre a Polícia Rodoviária Federal flagra os motoristas que insistem em rodar pelo acostamento. Agora, pelo menos, a multa por ultrapassar pelo acostamento saltará de R$ 127,69 para R$ 957,70. Espera-se que o custo maior iniba a ação dos motoristas.
Alguns podem dizer que o melhor seria investir mais dinheiro na educação do trânsito em vez de reajustar também as multas por ultrapassagem em lugar proibido, forçar ultrapassagem e disputar corrida/racha em percentuais que variam de 233% a 900%. Os novos valores estão valendo desde 1º de novembro.
A Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes poderiam colocar placas ao longo das rodovias com as informações sobre os valores das multas em caso de infração. Assim, os motoristas não poderiam alegar desconhecimento do que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde 1998.
A duplicação da BR-101 reduziu, com certeza, o número de acidentes, mas a fatalidade ainda é grande por causa do excesso de velocidade e pela escassez de passarelas para pedestres ao longo dos mais 450 quilômetros da rodovia entre Garuva, no Norte, e Passo de Torres, no Sul.
Os usuários da BR-101 sul têm um alento, pelo menos. A rodovia duplicada no Morro dos Cavalos, nos dois sentidos, está próxima de ser totalmente liberada. Colocar placas informando o preço das multas é uma alternativa para inibir infratores.
* Jornalista (morador de Florianópolis)
Fonte: Diário Catarinense
Pedágio parado
O Tribunal de Justiça de SC (TJSC) suspendeu o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade movida pelo Ministério Público contra o pedágio ambiental de Bombinhas. A votação dos desembargadores estava em 3 a 1 pelo cancelamento da lei quando o desembargador Ledio Rosa de Andrade pediu vista, para analisar melhor a ação. O julgamento deverá voltar à pauta na sessão do dia 19 de novembro, quatro dias após a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) entrar em vigor, conforme cronograma da prefeitura.
Fonte: Rafael Martini/ Diário Catarinense
Privatização depende de interesses federais
A prefeitura de Florianópolis anunciou ontem que deve pedir à Infraero a privatização da administração do Aeroporto Hercílio Luz. A medida agilizaria a reforma do terminal de passageiros do aeroporto – parada desde maio – e reduziria a defasagem em relação a voos internacionais. A Secretaria de Aviação Civil (SAC), entretanto, afirma que apenas o governo federal pode decidir pela desestatização de aeroportos de capitais.
O texto enviado pela prefeitura à imprensa partiu de declarações do prefeito Cesar Souza Junior, que está em Londres para participar do Congresso Mundial de Turismo (WTA). O pedido se inspiraria em outras privatizações feitas nos últimos anos. O Executivo afirma que não há nenhuma definição de como funcionaria a privatização, ou de quando isso poderia ocorrer. Ainda diz que a análise dos trâmites será retomada pelo prefeito na segunda-feira.
Citada pela prefeitura, a Infraero é responsável somente pela administração dos aeroportos (infraestrutura, sistema de esteiras, inspeção de bagagens e passageiros, etc) e não tem poder de decidir a transferência para a iniciativa privada. Além disso, mesmo no caso onde houve a desestatização, a Infraero mantém 49% de posse dos aeroportos desestatizados.
Por ser um aeroporto de capital, o Hercílio Luz também não poderia ser outorgado à administração municipal, nem a Infraero pode se retirar. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a escolha dos aeroportos que serão repassados à iniciativa privada é uma decisão do governo federal e segue as determinações do Programa Nacional de Desestatização, aprovado em 1997. A decisão é repassada à SAC e a Anac executa os processos de concessão.
Fonte: Diário Catarinense
Obras em ponte estão concluídas
A recuperação da ponte que liga o Centrinho da Lagoa da Conceição à Avenida das Rendeiras, em Florianópolis já foi realizada pela prefeitura. As obras de reposição do guarda-corpo da estrutura foram necessárias após o acidente que matou duas jovens no sábado.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, foram dois dias de trabalho para refazer o trecho atingido e a prefeitura afirma que está em estudo um projeto maior para substituição de toda a estrutura.
Uma nova ponte para a Lagoa foi o último projeto apresentado pelo ex-prefeito de Florianópolis, Dário Berger, quatro dias antes do fim do mandato, em 27 de dezembro de 2012. O sucessor Cesar Souza Junior se comprometeu, no início do mandato, a levar adiante a ideia da nova estrutura, mas o orçamento de R$ 56 milhões impediu que a proposta avançasse.
O acidente na madrugada de sábado tirou a vida de Natalia Rocha, 28, e Liciane Correa, 37, deixou uma pessoa em estado grave e feriu outras seis que estavam em uma Land Rover. O carro rompeu a mureta da ponte e caiu na água.
Delegada aguarda laudos da perícia
As causas do acidente do último sábado estão sendo investigadas pela 10a Delegacia de Polícia da Capital, na Lagoa da Conceição. Delegada responsável pelo caso, Salete Maria Teixeira relata que já foram colhidos os depoimentos de 13 pessoas entre policiais que atenderam o caso, testemunhas oculares e passageiros do veículo.
A delegada explica que ainda aguarda laudos da perícia técnica realizada no local e com os corpos das vítimas para se pronunciar. Um parente da passageira Aline de Azevedo Alves, que segue internada, e o motorista do Celta envolvido no acidente, Fabio Correa de Sousa, foram ouvidos entre segunda e terça. Ainda faltam depoimentos de quatro dos passageiros da Land Rover. O prazo para conclusão do inquérito policial vai até o começo de dezembro.
Fonte: Diário Catarinense