Clipping imprensa – Ponte sem conserto atrasa a economia do Oeste

Clipping imprensa – Ponte sem conserto atrasa a economia do Oeste

Florianópolis, 25.7.14 – Santa Catarina soma mais um caso de falta de investimento público que emperra a economia. A ponte que liga as BRs 153 e 386 entre Palmitos (SC) e Iraí (RS) e foi destaque nacional em novembro do ano passado porque estava balançando muito não recebeu consertos até agora. A enchente deste mês abalou mais as estruturas, por isso, desde o dia 11 foi suspenso o trânsito de mil caminhões por dia no local. Essa decisão derrubou atividades econômicas de 60 municípios da região, alerta o presidente da Organização das Cooperativas de SC (Ocesc), Marcos Antônio Zordan.Segundo ele, o DNIT elaborou um documento que embasou a aprovação de obra de emergência, sem licitação, pelo Ministério dos Transportes. A restauração já deveria estar pronta, mas não foi contratada ainda. Hoje, os caminhões são obrigados a fazer um trajeto 200 quilômetros maior e as cidades da região ficaram vazias, sem movimento em empresas de serviços.
Fonte: Estela Benetti/ Diário Catarinense


A recuperação

O presidente do Deinfra, Paulo Meller, informou que na próxima semana deverá ser rescindido o contrato com a Espaço Aberto para recuperação da ponte Hercílio Luz. O governo deverá chamar outra construtora para garantir a sustentação do vão central. E neste período lançará concorrência internacional para contratar a empresa que vai terminar a reforma.

Os túneis

O superintendente do DNIT, Vissilar Pretto, anunciou para agosto o lançamento da licitação para construção dos dois túneis na BR-101, no Morro dos Cavalos. Repetiu o que já vem sendo dito: está tudo atrasado em função do Ibama, que não libera as licenças ambientais.
Fonte: Moacir Pereira/ Diário Catarinense

Dia do Motorista

Parabéns para você que encara todos os dias as ruas das cidades. Com o trânsito cada vez mais congestionado, dirigir acaba se tornando uma prática estressante. Por isso, neste 25 de julho eu proponho que você repense suas atitudes. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença no seu trajeto. Aceita o desafio? Então aí vão algumas dicas práticas:

Calma

Não entre em conflito com motoristas

Evite usar a buzina ou insultar alguém

Gentileza

Pare para o pedestre

Não tranque cruzamentos

Atenção

Não faça freadas e manobras bruscas

Use os sinais do carro para se comunicar com quem está fora

Educação

Não estacione em vagas especiais se você não tem esse direito

Não fure a fila. Todos têm compromissos e também estão esperando para andar

Motorista atento é motorista gentil! O trânsito é uma engrenagem e com cada um fazendo a sua parte, tudo funciona muito bem. Experimente usar essas dicas hoje e, se elas fizerem a diferença, use-as todos os dias. Você vai ver mudanças no trânsito ao seu redor.

BR-101 Itapema fechada

A BR-101, em Itapema, será fechada hoje das 23h à 0h para detonação de rochas. As obras fazem parte da construção da terceira faixa. Segundo a Autopista Litoral Sul, a rodovia estará bloqueada do km 143 ao 146 nos dois sentidos. Programe sua viagem e opte por horários alternativos.
Fonte: Mariana Paniz/ Trânsito 24h/ DC

Compartilhe este post