Florianópolis, 23.2.15 – O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, concedeu entrevista ao Bom Dia Santa Catarina (RBS TV), nesta segunda-feira, para falar sobre a paralisação dos caminhoneiros e suas reivindicações. Assista a entrevista completa aqui: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/bom-dia-santa-catarina/videos/t/edicoes/v/presidente-da-fetrancesc-fala-sobre-obra-de-melhorias-na-br-101/3985609/
Protestos bloqueiam trânsito para caminhões em rodovias do Oeste catarinense nesta segunda-feira
Chega a dez o número de pontos em que a passagem de caminhões está interrompida nas rodovias catarinenses na manhã desta segunda-feira, em função de manifestações de caminhoeiros e agricultores. As informações foram repassadas pelas polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar Rodoviária (PMRv).
Na maioria dos trechos, manifestantes permitem apenas a passagem de carros de passeio, ônibus, cargas perecíveis e veículos oficiais. Na manhã desta segunda-feira, um novo ponto de interrupção foi registrado pela PRF em Guaraciaba, próximo ao trevo de Anchieta. Por volta das 17h deste domingo, a passagem foi liberada no km 54 da BR-116, em Papanduva. Já em Mafra o km 7 da BR-116 foi liberado por volta das 19h.
Veja todos os pontos de bloqueio que seguem até às 05h30min desta segunda-feira:
– Km 101 da BR-163 em São José do Cedro (somente carga viva autorizada a passar)
– Km 645,6 da BR-282 em São Miguel do Oeste (permitida passagem de cargas perecíveis e ração)
– Km 605 na BR-282 em Maravilha
– Km 109 da BR-158 em Cunha Porã (interdição total, é preciso desviar por dentro da cidade)
– Km 571,3 da BR-282 em Nova Erechim
– Km 504,4 da BR-282 em Xanxerê
– Km 339,6 da BR-470 e km 317,1 da BR-282 em Campos Novos (somente automóveis passam)
– km 64 da BR-153 em Irani
– km 87 da BR-163 em Guaraciaba
O bloqueio em Xanxerê (Km 505 da BR-282) foi liberado por volta das 9h deste domingo e retomado cerca de uma hora depois. Apenas veículos leves passam pelo local. O bloqueio do trevo de Belmonte e da BR-158 em Palmitos, realizados no sábado, estão liberados neste domingo.
Centenas de caminhões estão parados
Em São Miguel do Oeste – o local com mais caminhões parados, no trevo da BR-282 com a SC-163 –, os manifestantes também bloqueavam cargas de leite e ração, afirmando que só liberariam quando os agricultores se incorporassem ao movimento. A passagem para o transporte destes itens foi liberada por volta das 13h30min deste sábado.
A paralisação dos caminhoneiros começou na quarta ganhou força na sexta-feira. Motoristas protestam contra o aumento dos combustíveis e más condições das estradas, entre vários outros itens.
Eles entregaram um pauta de reivindicações ao deputado estadual Mauro de Nadal, que esteve no local e ficou encarregado de fazer uma ponte entre os manifestantes e autoridades dos governos estadual e federal. O deputado também publicou um vídeo na internet defendendo o movimento.
O movimento é independente, liderado por caminhoneiros autônomos da região. O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Transportadores do Oeste e Meio-oeste Catarinense (Setcom), Paulo Simioni afirma que a organização não tem envolvimento com o protesto, mas apoia as reivindicações.
No final da tarde a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) anunciou o apoio ao motoristas. Já o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), afirmou que a entidade não foi convidada oficialmente. Ele destacou que cada categoria deve buscar defender suas reivindicações.
Municípios têm desabastecimento
A paralisação já começa a causar transtornos na região. Em São Miguel do Oeste já começa a faltar combustível em alguns postos, segundo informações do portal da Rede Peperi.
O presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, disse estar preocupado com a possibilidade do movimento seguir na próxima semana. A Aurora tem um frigorífico em São Miguel do Oeste, onde abate 1.850 suínos por dia, e outro em Maravilha, onde abate 136 mil aves por dia.
Ele afirmou já há um aumento de custos, pois os produtos que passavam pela BR 282 estão tendo que encontrar rotas alternativas por rodovias estaduais, por Anchieta, Campo Erê e Modelo.
Em protesto, caminhoneiros mantêm bloqueios em seis rodovias
Em Santa Catarina, os manifestantes bloqueiam nove pontos de cinco rodovias. Uma das mais prejudicadas é a BR-282 com cinco pontos de interdição nos quilômetros 504,4 (Xanxerê), 645,6 (São Miguel dOeste), 571 (Nova Erechin), 605 (trevo de Maravilha) e 317,1 (Campos Novos).
Na BR-158, a interdição ocorre na altura do km 109 (Cunha Porã) e na BR-470 no km 339,6 (Campos Novos). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), são registradas interdições também no km 101 da BR-163 (São José do Cedro) e na BR-153, no km 64 (Irani).
No Estado de Minas Gerais, caminhoneiros bloqueiam ao menos três trechos da BR-381 próximo das cidades de Igarapé, Oliveira e Perdões. A PRF pede que os motoristas de carga evitem trafegar pelo trecho.
No domingo, os manifestantes bloquearam parcialmente ao menos 38 pontos em rodovias estaduais e federais do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A intenção é que o movimento, que começou na quarta-feira, dia 18, no Paraná e em Santa Catarina, seja expandido para o resto do país ao longo da semana, de acordo com Tobias Brombilla, diretor da Associação dos Caminhoneiros de Rodeio Bonito (RS).
“O setor de transporte de carga está passando por uma crise histórica, sem que os caminhoneiros consigam ter retorno”, afirmou. Segundo ele, os caminhoneiros do Rio Grande do Sul iniciaram a paralisação neste domingo durante a manhã e os caminhões deverão ser liberados para seguir viagem à noite.
De acordo com as polícias, mesmo com o protesto, os demais veículos não enfrentam problemas nas estradas, já que o bloqueio é parcial.
O Paraná registrou a maior concentração de caminhoneiros parados, ocupando 22 pontos de estradas. Em cada trecho há, no mínimo, 100 caminhões, segundo as polícias. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, havia 300 caminhões parados, de acordo com Vilmar Bonora, um dos líderes do movimento no Estado.
Segundo Bonora, caminhões que transportam combustível também estão parados, o que já está causando prejuízos no município; até a tarde, três postos estavam sem combustível nas bombas. “Só passa caminhão que leva [combustível] para ambulâncias e bombeiros. O resto, fica”, afirmou.
Os caminhoneiros também pedem para que seja criada uma tabela de preços do frete baseada no quilômetro rodado e reclamam da jornada de trabalho implantada em setembro do ano passado, que fixou em oito horas diárias e um adicional de duas horas extras.
Odi Antônio Zani, um dos líderes do movimento em Palmeira das Missões (RS), afirmou que os caminhoneiros estão registrando, em média, queda de 30% no faturamento mensal por causa da lei.
“Eu tinha três caminhões rodando as estradas e faturava R$ 120 mil mensais no total. Tive de vender um caminhão e meu faturamento caiu para R$ 68 mil”, afirmou.
Fonte: Valor Econômico
Gorjeta e propina
Pensando num encantador de palavras, como Machado de Assis ou Jorge Luis Borges, reflito sobre esta nossa matéria-prima de todos os dias – a palavra.
“A forma é tão sublime quanto o conteúdo”, proclamou o mestre Machado. “As duas coisas se encontram e passam a ser uma só. Porque a palavra tem alma. Mas uma alma plural.
Ela nasce, vive e morre – e o seu uso ao povo pertence. A origem de uma palavra – tanto na sua forma mais antiga quanto em alguma nova etapa da sua evolução – presta-se para um recreativo “quebra-cabeças”.
Não há nada mais divertido do que a etimologia, ou seja, a evolução (e as suas surpresas) na história de cada palavra.
Imprimindo às palavras um pouco da teoria “darwinista” da evolução e com a cumplicidade do publicitário Márcio Bueno, autor de uma divertidíssima “dissecação” vernácula das origens (A Origem Curiosa das Palavras), chegamos à conclusão que as palavras cumprem hilariante trajeto até chegar ao seu significado corrente. Como se verá nas citadas abaixo:
Secar: privar de água, pôr a seco, enxugar, desaguar, desalagar, desembeber, desensopar, ressecar, ressequir. Note o leitor que a palavra e seus sinônimos vão evoluindo, do “sicca” latino ao “secar” ibérico. Até se transformar quase em “Ressacada”. Ou melhor, “Ressaca pura”, como a que está vivendo o Avaí.
Torcer: distorcer, desvirtuar, adulterar. O torcedor de arquibancada seria um doente que, de tão apaixonado pelo seu clube, costuma desvirtuar os fatos em benefício de sua paixão. Basta que se ouça a descrição de um lance de pênalti pelas torcidas rivais. Cada uma torce o lance para um lado – daí resultando uma “torcida” sempre… torta.
Gorjeta: muito em voga no Brasil dos propinodutos petroleiros, vem do francês “gorge”, garganta, e deriva do hábito de se gratificar quem prestou o serviço de “molhar a garganta”. Ou seja, recompensar o garçom. Hoje em dia, o mais provável é que o sujeito passivo da gorjeta seja um político ou servidor público graduado.
Propina: o termo, além de sinônimo de “Gorjeta”, vem do latim pós-Império Romano, um latim tardio, portanto – propina queria dizer “taverna”. Lugar onde se conjugava o verbo “propinare” – dar de beber. Sua semântica na América espanhola mudou para “gratificação”. No Brasil, é suborno. “Propinare” passou a ser linguagem corrente na política.
Virou sinônimo de “consultoria”. Contribuição da Lava-Jato para a etimologia da corrupção.
Coluna Sérgio da Costa Ramos – Diário Catarinense
Enganação
Estão paralisadas outra vez as obras de duplicação da BR-470, trecho entre Gaspar e Blumenau. A empresa Sul Catarinense atacou alguns trechos desapropriados, mas depende do DNIT, que não promoveu as desapropriações. É o famoso percurso com ordem de serviço lançada com foguetório dos ministros Cesar Borges e Ideli Salvatti. Fizeram festa para nada! Os pagamentos estão com atraso de quatro meses. Novo deboche!
Protesto
Moradores de vários bairros do Vale do Itajaí voltaram a protestar contra o Deinfra fechando por 30 minutos a ponte sobre o rio Benedito. Destruída nas enchentes de 2011, a estrutura foi reconstruída, mas está sem condições de uso. Prejudica os usuários da SC-477 (Timbó-Benedito Novo) e SC-110 (Timbó-Rodeio).
Curtas
Será hoje, às 15h, a posse do advogado Carlos Adauto Virmond Vieira no cargo de secretário de Assuntos Internacionais.
Coluna do Moacir Pereira – Diário Catarinense
Bloqueio no Oeste: agroindústria pode parar
A mobilização de caminhoneiros e transportadores que bloqueia estradas no Oeste desde quarta-feira é reflexo de uma bomba-relógio que contava os dias para estourar: estradas em más condições e alto custo de transporte agravado pelo recente aumento do diesel. O cenário expõe um dos pontos mais críticos de chamado Custo Brasil: é caro produzir e ainda mais caro transportar mercadorias no país.
Hoje à tarde o setor produtivo da região se reúne para avaliação dos impactos da paralisação na cadeia de carnes e laticínios. No fim de semana, como não há transporte de leite cru, fica difícil estimar reflexos. Mas a estimativa é que a indústria tenha de parar se não houver abastecimento. O transporte de ração também ameaça: apenas Aurora e BRF têm mais de 85 milhões de aves no campo que dependem dessa alimentação. A partir do balanço, a agroindústria e produtores rurais poderão entender os efeitos da paralisação e buscar negociação para entendimento das partes.
Feira náutica
A FS Yachts, com sede em Biguaçu, comemora 10 anos de Rio Boat Show, feira do setor no Rio de Janeiro. Na edição deste ano, o estaleiro vai apresentar lançamentos e modelos que vão de R$ 60 mil a R$ 250 mil. A principal novidade do ano é o FS275 Wide (na foto). Com preço aproximado de R$ 200 mil, a lancha tem um projeto diferenciado, com a proa aberta e, para conforto do tripulantes, um banheiro completo de série, inclusive chuveiro. Com mais de oito metros de comprimento – cerca de 27 pés –, tem um quarto com janelas para acomodar até um casal.
Fórum econômico
É grande a expectativa com o 1o Fórum Econômico Grande Oeste Catarinense programado para o dia 26 de março, com início às 18h e término às 22h, no auditório do Lang Palace Hotel, em Chapecó. Na busca de diretrizes para a região, o evento terá, como ponto alto, palestra do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega.
A iniciativa do Fórum Econômico é das entidades abrigadas no Fórum de Competitividade e Desenvolvimento da Região Oeste de Santa Catarina. A coordenação é da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e Universidade do Oeste de SC (Unoesc), com apoio do Sebrae, BRDE e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic).
Coluna de Estella Benetti – Diário Catarinense
Na estrada
Manifestação dos caminhoneiros sobre a alta dos combustíveis e em função das péssimas condições de rodovias federais começa a mobilizar a classe política estadual.
Em um primeiro momento, os deputados estaduais Mauro de Nadal (PMDB) e Maurício Eskudlark (psd) estiveram em são Miguel do oeste para ouvir as reivindicações, embora sejam direcionadas ao governo federal.
O deputado federal João Rodrigues (PSD) não poupou críticas nas redes sociais ao palácio do planalto.
Coluna Roberto Azevedo – Notícias do Dia
Crescimento da economia passa por retomada das exportações, diz Levy
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu nesta segunda-feira que o Brasil volte a se inserir no mercado global e aumente suas exportações. Este seria um dos motores para a retomada do crescimento econômico, segundo o ministro.
“Temos que dar mais um passo no desenvolvimento do Brasil e aumentar a nossa associação à economia mundial. O mercado está em transformação e estamos atentos às necessidades das empresas. É fundamental para retomarmos o nosso crescimento”, disse Levy, que discursa nesta manhã em um evento na Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo.
“O Brasil é um mercado extraordinário, mas muitas vezes é visto como mercado consumidor apenas. Precisamos ir mais além, nos inserir mais nas cadeias de produção. E eu acho que tem que haver exposição das companhias brasileiras, e também do próprio governo, para entender o que é necessário para que a economia seja mais agressiva, mais combativa, e volte a crescer nos mercados internacionais”, disse.
Segundo o ministro, até o início dos anos 2000, as exportações eram superavitárias, cenário que, a partir de 2004, “com o aumento da demanda, obviamente sofreu uma reversão”, afirmou. “É evidente que precisamos voltar a aumentar as exportações da nossa indústria”.
“Eu ousaria dizer que temos hoje maiores condições de competir” disse o ministro, citando a necessidade e os esforços também de se investir no aumento do alcance da educação superior e técnica. “Esse é o segredo para aumentar a produção e, com isso, o bem-estar”.
Fonte: Valor Econômico
Previsão do Tempo para hoje
Litoral Norte – Pancada de chuva isolada. Temperatura máxima de 29°C.
Planalto Norte – Encoberto com chuva e temperatura de até 24°C.
Grande Florianópolis – Céu encoberto e pancada de chuva. Temperatura máxima de 27°C.
Vale do Itajaí – Pancadas de chuva isoladas e temperatura de até 25°C.
Litoral Sul – Encoberto com chuva e temperatura máxima prevista de 28°C.
Planalto Sul – Chuva moderada a forte e temperatura de até 21°C.
Oeste – Previsão de chuva moderada a forte e temperatura de até 26°C.
Diário Catarinense – Fonte: Epagri/Ciram