Florianópolis, 12.9.15 – Depois de uma jornada de trabalho no Sest Senat Florianópolis diferente ao habitual, no último dia 11 de setembro, os colaboradores começaram esta semana com a continuação do Dia D, a sexta-feira, foi dedicada pelos colaboradores revisar e fortalecer os procedimentos do Programa Cinco S, senso de utilização, de organização, limpeza, saúde e autodisciplina. Nesta segunda-feira, passaram para o Segundo S, Seiton – Senso de Organização, de acordo com o sistema inventado pelos japoneses. Até quinta-feira terão ainda Seisou – Senso de Limpeza, Seiketsu – Senso de Saúde e Shitsuke – Senso de Autodisciplina.
A finalidade é tornar a gestão mais eficiente e com melhor resultado para os usuários e melhor ambiente de trabalho para os funcionários.
A adequação também parte das rotinas adotadas pela Unidade que lhe garantiu a Certificação do ISO 9001. Em outubro, o Sest Senat Florianópolis terá início auditoria para a recertificação, afirma o coordenador de Promoção Social do Sest, Sidnei Rocha.
Para que todo o grupo estivesse em sintonia, no ínicio do Dia D, o representante da Direção para assuntos da Qualidade, Gilson Presalino, fez palestra motivacional. E a seguir, o promotor de Esporte e Lazer do Sest, Marcos Sander Barreto, desenvolveu dinâmicas que promoveram uma maior interação entre os colegas o que preparou o ambiente para o “mãos à obra”.
Todos foram para os seus setores e iniciar a “limpeza”. Começaram pelo S do Seiri – Senso de Utilização. Como nas rotinas de um formigueiro, fez-se um caminho do setor de cada colaborador até o local de pré-descarte. Cada um foi levando o que não é mais necessário para o trabalho daquele departamento. Documentos, materiais, móveis, equipamentos, pastas, objetos diversos foram depositado em um espaço para a separação como útil e não mais útil. Rocha disse que Essa classificação é para preparar o descarte final quando os itens inservíveis serão dispensados e os demais serão guardados no arquivo. “Isso é em prol de uma melhor utilização do local e melhor organização dos espaços de trabalho de cada um. Foi uma experiência animada e divertida, em que cada um pode visualizar um “novo” ambiente se descortinando na sua frente. Salas mais “clean”, moveis e equipamentos otimizados.
Para Marcos Sander Barreto, disse que na sala que divide com Rocha e a Adriana, só ficou o material dos eventos e das ações em andamento para este ano. Todo o restante vai passar por triagem. A “Limpeza” foi tão significativa que agora será possível fazer do espaço duas salas, uma para o coordenador de Promoção Social e outra para ele e a colega. Assim quando um trata de um determinado assunto pode trabalhar tranquilo sem a interferência das outras atividades. Fonte: JP/Assessora de Imprensa Fetrancesc/Sest Senat.