Doze dúvidas sobre a concessão da BR-470

Doze dúvidas sobre a concessão da BR-470

Blumenau, 15.6.15 – A inclusão de todo o trecho catarinense da BR-470 no pacote de concessões do governo federal à iniciativa privada lançou esperança de que as obras de duplicação da rodovia sejam feitas com mais agilidade, mas também provocou uma série de dúvidas, principalmente em relação aos quilômetros entre Navegantes e Indaial, que têm obras em andamento. Entre autoridades e entidades representativas de cidades ao longo da rodovia, a opinião é unânime: a concessão é boa, mas o modelo tem de ser esclarecido e os valores de pedágio precisam ser adequados à realidade da região.
>> Confira as respostas sobre as principais perguntas sobre a concessão da BR-470 <<
Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, a duplicação de toda a rodovia — prevista na concessão — já nasce atrasada e saturada, mas mesmo assim é necessário que aconteça para que mais vidas não se percam no asfalto federal:
— Parto do pressuposto de que (a concessão) é benéfica, é necessária por causa da segurança e pelo desenvolvimento econômico, mas as interrogações ainda precisam ser respondidas.
O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Eclésio da Silva, ressalta que além de agilidade, também é necessário que haja transparência no processo de concessão das estradas, portos e ferrovias às empresas.
— Não tenho dúvida de que quando se repassa para a iniciativa privada os trabalhos são mais céleres, só é preciso ter a clareza desse processo de concessão por parte do governo e das condições, para que seja atrativo para as empresas e que os preços sejam compatíveis com o mercado.
A previsão é de que as alterações com a entrega da rodovia à iniciativa privada só seja percebida a partir de 2017. Até lá serão feitos estudos técnicos, audiências públicas, leilões e assinatura dos contratos. Por enquanto, não se sabe o número de praças de pedágio nem o valor que será cobrado.
O Santa reuniu12 dúvidas sobre a concessão da BR-470 e traz nesta reportagem as respostas que o governo federal tem sobre os processos.

Concessão da BR-470 não interfere na obra da duplicação da rodovia

As obras de duplicação nos primeiros 74 quilômetros daBR-470seguem em execução mesmo depois do governo federal confirmar a inclusão da rodovia no pacote de concessões. Nos primeiros dois lotes da rodovia há obras e o trecho mais adiantado é o lote 2, entre Ilhota e Gaspar. Nos lotes 3 e 4, entre Gaspar e Indaial, oDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)trabalha no primeiro mutirão de desapropriações, depois que o governo federal liberou R$ 23 milhões para os primeiros 115 processos. A expectativa é de que até setembro as negociações estejam concluídas. A contar pelas datas de assinatura das ordens de serviço, a BR-470 deveria estar toda duplicada entre Navegantes e Indaial até o fim de 2017.
Os trechos duplicados pela União futuramente também serão explorados pela concessionária que vencer a licitação.
Fonte: Aline Camargo/Jornal Santa Catarina

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