>> Confira as respostas sobre as principais perguntas sobre a concessão da BR-470 <<
Para o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, a duplicação de toda a rodovia — prevista na concessão — já nasce atrasada e saturada, mas mesmo assim é necessário que aconteça para que mais vidas não se percam no asfalto federal:
— Parto do pressuposto de que (a concessão) é benéfica, é necessária por causa da segurança e pelo desenvolvimento econômico, mas as interrogações ainda precisam ser respondidas.
O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (Acii), Eclésio da Silva, ressalta que além de agilidade, também é necessário que haja transparência no processo de concessão das estradas, portos e ferrovias às empresas.
— Não tenho dúvida de que quando se repassa para a iniciativa privada os trabalhos são mais céleres, só é preciso ter a clareza desse processo de concessão por parte do governo e das condições, para que seja atrativo para as empresas e que os preços sejam compatíveis com o mercado.
A previsão é de que as alterações com a entrega da rodovia à iniciativa privada só seja percebida a partir de 2017. Até lá serão feitos estudos técnicos, audiências públicas, leilões e assinatura dos contratos. Por enquanto, não se sabe o número de praças de pedágio nem o valor que será cobrado.
O Santa reuniu12 dúvidas sobre a concessão da BR-470 e traz nesta reportagem as respostas que o governo federal tem sobre os processos.
Concessão da BR-470 não interfere na obra da duplicação da rodovia
As obras de duplicação nos primeiros 74 quilômetros daBR-470seguem em execução mesmo depois do governo federal confirmar a inclusão da rodovia no pacote de concessões. Nos primeiros dois lotes da rodovia há obras e o trecho mais adiantado é o lote 2, entre Ilhota e Gaspar. Nos lotes 3 e 4, entre Gaspar e Indaial, oDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)trabalha no primeiro mutirão de desapropriações, depois que o governo federal liberou R$ 23 milhões para os primeiros 115 processos. A expectativa é de que até setembro as negociações estejam concluídas. A contar pelas datas de assinatura das ordens de serviço, a BR-470 deveria estar toda duplicada entre Navegantes e Indaial até o fim de 2017.
Os trechos duplicados pela União futuramente também serão explorados pela concessionária que vencer a licitação.
Fonte: Aline Camargo/Jornal Santa Catarina