Fórum de Aprendizagem do Sest Senat Criciúma: qualificação dos jovens é um investimento

Fórum de Aprendizagem do Sest Senat Criciúma: qualificação dos jovens é um investimento

Criciúma, 28. 2.15 –A Lei da Aprendizagem quando aplicada pelas empresas de transporte não representa custos, mas sim um investimento na profissionalização e consequentemente a garantia de ganhos de produtividade e competitividade. Essas foram algumas das conclusões dos especialistas que participaram doI Fórum de Aprendizagem realizado pelo Sest Senat de Criciúma que teve como tema Lei da Aprendizagem – a oportunidade de desenvolver habilidades e competências para o início da vida profissional.

O objetivo do Sest Senat Criciúma em promover o encontro foi de avaliar a aplicação da Lei 10 097/2000 – da Aprendizagem para o setor de transporte de Criciúma e Região. Participaram representantes dos Sindicatos, empresas do setor de transporte e de outros setores da economia, das secretarias municipais de Educação e Sistema Social, jovens aprendizes, entre outros convidados. O encontro teve o como finalidade subsidiar os representantes das empresas e dos órgãos públicos sobre as exigências, obrigações, as vantagens de participar do ProgramaJovem Aprendiz, para a inserção e qualificação dos jovens no mercado de trabalho.

O Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciano Lima Leivas, ressaltou principalmente sobre a importância de sensibilizar o setor de transporte para essa modalidade de formação e mão de obra, que vai trazer vantagens à empresa, já que existem escassez de profissionais.

Leivas também destacou a importância do Sest Senat realizar o curso de Formação de Motorista pelo Jovem Aprendiz, que é inédito no país. “Parece-me que a melhor visão da aprendizagem não é o custo e sim a formação que vai além, o jovem tem uma formação privilegiada e a empresa deve vislumbrar isso como um investimento a longo prazo. O empregador que tiver visão de mercado vai optar pela formação do aprendiz no Senat”, disse o procurador. Veja entrevista com o procurador Leivas sobre o assunto (http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/criciuma/v/programa-jovem-aprendiz-e-debatido-em-forum-em-criciuma/3981406/

Ele lembrou que o MPT pode mover ações judiciais contra as empresas, de qualquer setor, que não cumprem o que prevê a lei, de ter um percentual de jovens aprendizes em suas unidades. Outra contribuição importante ao debate foi dada pela gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Cássia Gava Milanesi e pelo chefe de Inspeção do Trabalho, Francisco de Assis Gonçalves. Ela destacou o papel social que a Lei da Aprendizagem oferece às comunidades onde as organizações empresariais estão inseridas e ainda, o fato de isso resultar em jovens qualificados para o mercado, hoje tão fundamental para o avanço necessário do país. Gonçalves esclareceu os participantes do ponto de vista técnico do Programa e da sua implementação nas empresas.

O Programa Jovem Aprendiz do Sest Senat Criciúma conta com a adesão de várias empresas de Criciúma e Sul catarinense como a Reunidas. A responsável pelo projeto na transportadora, Simone Gonçalves, destacou que é necessário dedicação tanto por parte da empresa como dosaprendizes para obter bons resultados. “A Reunidas acreditou no projeto e deu certo”.

“O jovem, sem experiência, não é bem aceito pelo mercado de trabalho, e existe ainda, a dificuldade em conseguir emprego aos 16 anos tendo apenas energia e boa vontade. A aprendizagem é a melhor forma de inserir um jovem no mercado de trabalho”, enfatizou a profissional do transporte, Renata Cunha, ao fala no Fórum sobre do quanto a chance que teve de passar aprendizagem do Senat e na empresa. Ela emocionou o público quando disse que os jovens só precisam de uma oportunidade para mostrar seu valor. “A empresa passa a ter um funcionário especializado na área, e o jovem, através do desempenho, tem a chance de gerar para si, novas oportunidades. É neste ponto que o Programa Jovem Aprendiz do Sest Senat se diferencia, nos prepara para o dia a dia do trabalho com conhecimento, habilidade e comportamento profissional, mostrando-nos o caminho do verdadeiro sucesso profissional.”

Público participou com perguntas e assim tornou Fórum ainda mais dinâmico destacou a técnica de Formação Profissional do Senat, Sarita Melo, que coordenou o evento junto com  a orientadora Pedagógica do Senat, Ana Leocádia Bertier.

O Senat de Criciúma encerrou o I Fórum de Aprendizagem com a frase de Paulo Freire, acreditando que quando mudamos a forma de ver as coisas, as coisas mudam de forma.

“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”.

Fonte: Imprensa Fetrancesc/Sest Senat
Fotos: Divulgacão

Compartilhe este post