Brasília, 13.7.15 – A equipe econômica divulgará em breve o valor da Taxa Interna de Retorno (TIR) que será utilizada para as rodovias na nova etapa do Programa de Investimentos e Logística (PIL). Segundo fontes do governo, a TIR ficará acima de 9%, valor bem superior ao que foi utilizado nas concessões no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.
A TIR é um dos fatores considerados cruciais para que os investidores mostrem apetite pelas obras incluídas no novo PIL, cujos empreendimentos somam quase R$ 200 bilhões. No primeiro governo Dilma, o Ministério da Fazenda adotou como estratégia manter a taxa de retorno baixa – em torno de 6% – para segurar as tarifas, o que reduziu a demanda pelos projetos.
— Agora, a TIR é mais alinhada com os parâmetros de mercado. A tarifa teto (nas rodovias) pode ficar um pouco mais alta, mas estimulará a entrada de investidores nos leilões _ disse uma fonte.
As discussões internas no governo sobre a TIR das rodovias variaram entre 8,5% e 9,5%, mas o martelo foi batido num patamar um pouco acima de 9%. Os técnicos admitem que o mercado pressionava para que o número fosse maior, chegando até 13% ou 14%. Mas eles lembram que o valor representa o ganho real do investidor, sem contar a inflação.
— Nesse nível (acima de 9%) vai ter muita concorrência — afirmou o técnico.
A expectativa do governo é que o primeiro leilão de rodovias seja realizado em outubro ou novembro.
Fonte: O Globo – Martha Beck
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