Para o transporte de cargas de Santa Catarina, ponte Anita Garibaldi reduzirá engarrafamentos

Para o transporte de cargas de Santa Catarina, ponte Anita Garibaldi reduzirá engarrafamentos

Laguna, 15.7.15 – A inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e o Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, trechos duplicados da BR-101, para o transporte rodoviário de carga do Sul de Santa Catarina vai reduzir as paradas nos engarrafamentos, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Sul de Santa Catarina (Setransc) e vice-presidente da Fetrancesc, Lorisvaldo Piuco. “O que vai facilitar é a agilidade no atendimento ao nosso cliente”, ressalta ele.
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), Pedro Lopes, que participou da cerimônia de inauguração, considera a travessia a mais expressiva obra do Brasil e da América Sul, porque acaba com os congestionamentos naquele trecho e pela grandiosidade, mas principalmente por ter sido construída dentro do prazo estipulado, algo raro no Brasil. “Para o transporte e para o turismo será um alivio e um incentivo ao aumento do número de turistas e de novos negócios na região. E é uma importante ligação rodoviária que servirá a todo estado, a região Sul e desta com centro do País e com o Mercosul”, disse.
O gargalo só vai trocar de lugar com a liberação da travessia duplicada em Laguna, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Logística e de Carga da Região da Amurel, Riberto Lima, com sede em Tubarão. Ele se refere à pista simples na ponte de Tubarão, já que a nova passagem está em construção. Ele acredita que quem se dirige do Sul para o Norte não terá problema, mas no sentido contrário vai enfrentar filas. “Isso nos traz um aumento de custo de 30% com as paradas, demora na entrega, com o gasto no combustível e desgaste do caminhão”, garante Lima.
Piuco lembra que na temporada de verão, com o aumento do número de turistas em Santa Catarina, o transporte de carga percorrer o trecho de Laguna, com pista simples, significava três horas de atraso para chegar ao destino final. Com o novo traçado, aumentará a qualidade do tempo para a entrega das mercadorias.  A expectativa dele também é, “com a duplicação de todo o trecho no Sul, de novos investimentos do setor produtivo na região”.
Apesar dessa obra, tão demorada e tão esperada, ter sido entregue para o transporte rodoviário de carga de Santa Catarina, o governo federal deve colocar o mesmo empenho de fazer a construção no prazo previsto da ponte em todas as obras de rodovias em Santa Catarina e concluir as diversas delas que estão em atraso.
O que mais preocupa agora é a Ponte sobre o Rio Tubarão. Embora o projeto de duplicação do trecho Sul da BR-101 tenha iniciado há quase 10 anos, começou há pouco a execução da obra. Faltou planejamento na execução do projeto total.
Lopes defende que seja iniciada e concluída a obra de pavimentação de 22 quilômetros em Santa Catarina, com duas pontes e quatro viadutos na Serra da Rocinha. A rodovia liga Santa Catarina, passa pela Serra e Planalto gaúcho e vai à fronteira com a Argentina. Com mais essa Rodovia ganham os dois estados com facilidades para o escoamento de cargas para o mercado consumidor.
Mas a ponte de Laguna está longe, apesar de sua imponência, de acabar com os muitos gargalos rodoviários. O presidente da Fetrancesc enumera alguns trechos. Um deles a duplicação da BR-282, na região de Santo Amaro da Imperatriz que por sua capacidade mais que esgotada, interfere no fluxo da BR-101. E as duas pistas na Via Expressa, BR-282, de acesso à Capital.
A BR-101 Norte já tem os pontos, resultado do trabalho do Grupo Paritário de Trabalho (GPT) que a Fetrancesc faz parte, que devem ser corrigidos para acabar com os gargalos com o trecho da Grande Florianópolis. Mas que dependem da decisão do governo em investir ou repassar à concessionária que administra o trecho.
Outros pontos críticos, a BR-470 e BR-280, aguardam a definição de modelo de concessão com cobrança de pedágio e se isso inclui concluir as obras prometidas de duplicação, de acordo com Lopes.  “Mas o setor de transporte se manifesta pela concessão, mas sem a cobrança de outorga”, disse Lopes.

Fonte: Imprensa Fetrancesc
Legenda foto: Obra auxiliará, inclusive, para o aumento na vinda de turistas para o Estado (Fotos: Dnit/Divulgação)

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