Rio de Janeiro, 6.7.15 – A Mercedes-Benz demonstrou no dia 2 de julho, o caminhão que estará nas rodovias daqui a dez anos. Chamado de Future Truck 2025, o protótipo reúne tudo o que há de mais moderno em tecnologia de transporte de carga – a começar pelo piloto automático que assume a direção em trechos de estrada.
O Future Truck 2025 estreou no Salão de Hanover de 2014. Em maio passado, foi a vez de o grupo Daimler apresentar em Las Vegas o Freightliner Inspiration Truck – primeiro caminhão autônomo a ser emplacado no mundo. Agora chegou a vez de levar a imprensa especializada para dar uma voltinha no Future Truck 2025. Por questões legais, o passeio não foi feito em estrada aberta, mas nas pistas do aeroporto de Schönefeld, no lado oriental de Berlim.
Antes de mais nada, é bom dizer que – segundo as previsões da Mercedes – os caminhões do futuro ainda terão um motorista para dirigir na cidade. Ao se chegar a um trecho rodoviário, contudo, o chofer aciona a programação do modo autônomo e os computadores assumem a condução mantendo a velocidade de 85km/h, fazendo curvas, evitando obstáculos e alcançando o destino escolhido. É mais ou menos o que já acontece com a aviação comercial há décadas – só que com a adição de uma infinidade de variáveis pela frente.
A base do Future Truck 2025 é o Mercedes-Benz Actros 1845, com motor de 449cv de potência e 224kgfm de torque e transmissão automatizada de 12 velocidades. A direção tem assistência elétrica. Mas basta ver a cabine para perceber que este não é um cavalo-mecânico comum. As formas são suaves e arredondadas, buscando aumentar a eficiência aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível.
A redução de gastos, aliás, dá o tom no caminhão “que dirige sozinho”. Os computadores, afinal, podem manter velocidades mais constantes e guiar de forma mais previsível. Além disso, evita-se o erro humano, causa da imensa maioria dos acidentes rodoviários. Nas longas jornadas e em trechos monótonos, o cansaço do motorista será muito reduzido.
Conversa entre máquinas
O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode transitar pelas rodovias atuais. Uma câmera estereoscópica com alcance de 100m consegue “ler” placas, sinais e faixas. Além disso, há radares de curta e longa distância no para-choque dianteiro e nas laterais. Sensores e computadores foram combinados e “sabem fazer mais contas” do que nos sistemas usados pelos caminhões europeus atuais. E há o sistema de comunicação atomática entre os veículos à volta – algo que deve se tornar padrão em dez anos.
O motorista vai em seu banco, mas sem tocar o volante. Em vez disso, ele pode programar a próxima viagem em um tablet ou checar (por meio de uma câmera) as condições da carga. Enquanto isso, o sistema autônomo vai lidando com todas as situações cotidianas do tráfego. Há um carro quebrado lá na frente? O caminhão automaticamente muda para a faixa da esquerda (depois de se certificar que não baterá em outro veículo). Depois, sozinho, volta para a faixa da direita mantendo distância de segurança. Quando necessário, o sistema aciona os ferios do cavalo e da carreta na dose certa.
Para sair da rodovia, o descansado caminhoneiro reassume o volante até o destino final. A qualquer momento, aliás, o humano pode tomar o controle: basta pegar o volante ou pisar levemente no pedal do freio.
Como se trata de um protótipo, o pessoal do estilo pôde delirar no acabamento da boleia. É tudo bem limpo, como numa loja de móveis de estilo moderno: são cores claras folhas de madeira e poltronas dignas da primeira classe de um Airbus. Os bancos, aliás, giram por meio de um comando eletrônico. Há até quadros de cristal líquido na “parede” da cabine. O quadro de instrumentos se resume a monitores de LCD. Os retrovisores também foram trocados por telas (que ficam dentro da cabine, com boa visibilidade mesmo em dias de chuva pesada.
Por enquanto a legislação alemã ainda restringe o uso de veículos autônomos e há uma importante questão pendente: quando houver um acidente, quem será o culpado? (A princípio, o motorista é o responsável pela máquina.
De toda forma, a Audi já promete que a próxima geração de seu sedã de luxo A8, a ser lançada em 2018, terá diversas funções autônomas para uso em rodovias. Na Inglaterra e em quatro estados dos EUA, os carros que andam sozinhos já são liberados. É uma questão de tempo – uma revolução semelhante à da troca dos cavalos pelos automóveis. Fonte: O Globo Leia mais e veja mais fotos sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/economia/carros/caminhao-que-dirige-sozinho-demonstrado-em-berlim-16641525.
Fotos: Divulgação.