Itapoá, 23.4.15 – Embora a crise na indústria no país tenha gerado os primeiros impactos na economia nacional, o Porto Itapoá apresentou durante o primeiro trimestre do ano números que retratam um cenário diferente: o Terminal movimentou 17% a mais que o mesmo período em 2014. Deste total houve um aumento de 40% na importação e 34% na exportação. A queda foi no transbordo que foi absorvida pelo excesso de capacidade em Santos.
Em relação a 2013, o Porto Itapoá já havia apresentado um crescimento de 40% nas cargas de importação e exportação e, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), se consolidou como o 6º maior movimentador de cargas conteinerizadas do País com 528 mil TEUs movimentados em 2014.
O presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, afirma que “é nos momentos de dificuldades que aparecem as grandes oportunidades e o Porto Itapoá está apostando no momento para consolidar sua posição no cenário regional como uma das melhores opções aos clientes, aquele que agrega valor ao comércio e à logística em geral.”
O porto catarinense, localizado na Baía da Babitonga, região norte do Estado, tem explorado as condições naturais e econômicas da região para atrair seus clientes, especialmente de Santa Catarina e do Paraná, mas desde 2013 é o porto de destino de cargas oriundas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, e até mesmo Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ainda que com um cenário de apreensão em relação à economia, o Porto Itapoá deve iniciar em 2015 o seu projeto de expansão, onde pretende criar uma capacidade para movimentar cerca de 2 milhões de TEUs por ano, e um píer capaz de receber simultaneamente três navios de até 350 metros de comprimento. Fonte Site Economia SC