Soluções para os gargalos, por Pedro Lopes*

Soluções para os gargalos, por Pedro Lopes*

Florianópolis, 16.1.15 – O que nos espera na temporada de verão em Santa Catarina é, como sempre, preocupante. Com relação à temporada passada, o remendo provisório, que poderá se tornar permanente, o nivelamento do acostamento na BR-101 no Morro dos Cavalos, que criou a segunda pista. O túnel do Formigão, em Tubarão, não foi concluído. E, agora, um novo gargalo, a construção da ponte sobre o rio Tubarão. Essa obra, racionalmente, deveria ter sido feita quando da duplicação junto ao túnel na 101.

Essas duas obras pontuais, se não forem concluídas, ofuscarão o brilho da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, que esperamos ver concluída no início deste ano. A ponte de Laguna se constitui na grande obra de infraestrutura desta década, não só do Brasil mas do Mercosul. Será um cartão-postal que muito vai nos orgulhar.

Como a época é de desejos, que sejamos atendidos com as duplicações, já muito atrasadas, das BRs 280, 470, 282 e 153. Queremos, ainda, as melhorias da BR-163, com a federalização do trecho de São Miguel do Oeste, Mondaí ao Rio Grande do Sul.

Que o cenário de duplicação da BR-116, discutido em Lages, torne-se realidade dentro de um modelo diferente de parceria público-privada. Essa proposta poderá ser também, necessariamente, aplicada no trecho concessionado das BRs 376 e 101, Norte. Esta rodovia, de traçado muito antigo, precisa ser modernizada para atender à demanda da região com quatro portos, alto fluxo de turismo o ano inteiro e via importante na movimentação da economia. Requer túneis, alargamento das marginais, ao menos seis pontes, controle de segurança e passagem de Joinville, Itajaí e Florianópolis. São obras que não fazem parte do contrato de concessão e terão impacto direto na modicidade tarifária, o que quer dizer aumento do valor do pedágio.

O que o poder público não faz, a sociedade organizada faz, embora tenha de pagar.

No mais, que 2015 tenha uma preparação para 2016.

*Presidente da Fetrancesc

Compartilhe este post